Siga nossas redes

Geral

Prumo fecha acordo com Oiltanking e é única acionista da Açu Petróleo

Empresa adquiriu 20% de participação detidos por companhia alemã.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Prumo
Porto do Açu, em São João da Barra (RJ) 07/06/2016 REUTERS/Ricardo Moraes

A Prumo Logística (PRML3), da EIG Global Energy Partners, e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, no Norte do Estado do Rio, adquiriu os 20% de participação detidos pela companhia alemã Oiltanking e passará a controlar 100% da Açu Petróleo, conforme informou em comunicado ao mercado nesta sexta-feira.

Formada em 2016, a Açu Petróleo é a proprietária do único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo em águas abrigadas com capacidade para operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier).

Como parte da transação, a Açu Petróleo executou a captação de títulos de dívida no exterior no valor de 600 milhões de dólares, com taxa de juros de 7.50% a.a. e prazo de pagamento até 2035.

“Além da aquisição dos 20% detidos pela Oiltanking na subsidiária, os recursos obtidos com a emissão do bond serão utilizados para quitação da linha de financiamento existente, distribuição entre os acionistas e outros usos”, disse a companhia no comunicado.

A operação financeira contou com a coordenação global da Goldman Sachs, que atuou em parceria com Bank of America, Bradesco BBI, Itaú BBA e Santander.

A Oiltanking permanecerá atuando como provedor estratégico de serviços de operação e manutenção de longo prazo do terminal, segundo a Prumo.

Com 25 metros de profundidade, o terminal está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. Em cinco anos, desde o início de suas operações, o terminal já se tornou responsável pela movimentação de cerca de 30% das exportações brasileiras de petróleo, segundo a companhia.

Além de atender a operadoras em suas exportações, a Açu Petróleo já vem também atuando fortemente nas operações de apoio à cabotagem para alimentação das refinarias ao longo da costa brasileira.

Veja também

  • Metaverso, microvídeos e mais 6 tendências em tecnologia e inovação
  • As criptomoedas vão se popularizar como meio de pagamento? Especialistas opinam
  • 3 motivos por trás da alta da bolsa e queda do dólar
  • FGTS: o que você precisa saber sobre o saque-aniversário

Investimento seguro, com boa rentabilidade e liquidez. Bora investir em CDB hoje? Invista agora!

Anúncio Patrocinado Super Week Temporada de balanços Super Week Temporada de balanços
ANÚNCIO PATROCINADO      Conheça a carteira recomenda de dividendos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Carteira Top 10