Siga nossas redes

Geral

Queda no preço de chips gráficos questiona fim da escassez de semicondutores

Além disso, grandes fabricantes de chips, incluindo Intel e TSMC, planejam expansões bilionárias de capacidade de produção.

Placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 01/12/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Uma queda acentuada nos preços dos chips gráficos pode antecipar um final inesperadamente rápido para uma crise global de semicondutores que prejudicou a produção de componentes eletrônicos usados desde em smartphones a carros.

Intel, Qualcomm e outras fabricantes de chips divulgam resultados trimestrais nesta semana e investidores vão buscar informações sobre como a inflação, lockdown na China e guerra na Ucrânia atingiram a cadeia de suprimentos da indústria de microprocessadores.

Analistas da Baird recentemente rebaixaram a recomendação sobre a ação da fabricante de chips gráficos (GPUs) Nvidia para “neutra” depois que os preços dos microprocessadores caíram. Este ano, as ações da empresa acumulam queda de cerca de 31% e a rival AMD tem baixa de 37% em comparação com recuo de 22% no índice Philadelphia SE Semiconductor.

Os preços de GPUs ainda carregam um prêmio, mas menor que há alguns meses. O analista Christopher Rolland, da Susquehanna, disse no início deste mês que a margem sobre o preço de varejo sugerido pelo fabricante ou MSRP caiu de 77% para 41%.

O site de notícias de hardware e chips gráficos 3DCenter, que acompanha os preços dos chips gráficos na Europa, informou que os preços do Radeon RX6000, da AMD; e do GeForce RTX30, da Nvidia; caíram para menos de 20% acima da MSRP ante 80% no início do ano.

Apesar disso, placas gráficas da Nvidia seguiram fora de estoque em varejistas como BestBuy, segundo verificações recentes da Reuters.

A demanda por GPUs também pode cair porque a blockchain Ethereum deve mudar a maneira como opera em meados deste ano, reduzindo a demanda por chips gráficos que equipam sistemas de mineração de criptomoedas, dizem analistas.

A diminuição da demanda dos mercados de PCs e smartphones também está resultando em quedas de preços de outros chips, como processadores centrais (CPUs) e alguns chips de memória, de acordo com Kinngai Chan, analista do Summit Insights Group. Ele espera que o fornecimento de alguns outros chips produzidos em máquinas mais antigas enfrentarão sobra de capacidade no segundo semestre deste ano.

Mas o Bank of America disse que a fraqueza nos segmentos de videogames e mineração de criptomoedas pode ser equilibrada pela força na demanda de data centers por chips gráficos e reafirmou sua classificação de “compra” para a Nvidia.

Enquanto isso, grandes fabricantes de chips, incluindo Intel e TSMC, planejam expansões bilionárias de capacidade de produção.

“Entre todos os investimentos em capacidade e todos os comentários na indústria de que a escassez de chips não vai durar até 2023 ou 2024, dissemos que poderíamos ver uma sobrecapacidade vindo” que vai além dos chips gráficos, afirmou Dan Hutcheson, da TechInsights.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.