Siga nossas redes

Geral

YouTube diz que bane contas que acredita serem do Taliban

WhatsApp também está excluindo perfis que pareçam representar contas oficiais do Taliban.

Pessoas usam dispositivos móveis em frente ao logo do YouTube na ilustração 28/03/2018 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

O YouTube, da Alphabet Inc, disse nesta terça-feira (17) que bane contas que acredita serem de propriedade e operadas pelo Taliban, em meio aos esforços de empresas norte-americanas de mídia social para esclarecer publicamente suas regras sobre o grupo que está no controle do Afeganistão.

Depois que as forças lideradas pelos Estados Unidos retiraram a maior parte de suas tropas restantes do país no mês passado, a campanha do Taliban se acelerou conforme as defesas militares afegãs recuavam. Insurgentes do Taliban ocuparam a capital Cabul no domingo (15).

Seu retorno despertou temores de uma repressão à liberdade de expressão e aos direitos humanos, especialmente os direitos das mulheres, e preocupações de que o país possa se tornar novamente um espaço para o terrorismo mundial.

Separadamente, o Financial Times informou que o serviço de mensagens WhatsApp, do Facebook, encerrou uma linha de ajuda para reclamações criada pelo Taliban depois que assumiu o controle de Cabul.

Um porta-voz do WhatsApp não quis comentar, mas disse que o serviço foi obrigado a banir contas que pareçam representar contas oficiais do Taliban, como parte das leis norte-americanas.

O número de reclamações, que era uma linha direta de emergência para civis denunciarem violência, saques ou outros problemas, foi bloqueado pelo Facebook nesta terça-feira, juntamente com outros canais oficiais do Taliban, disse o relatório.

O Facebook disse na segunda-feira (16) que designa o Taliban como um grupo terrorista e o proíbe, bem como conteúdos de apoio ao grupo, em suas plataformas.

O YouTube, questionado sobre se baniu o Taliban na segunda-feira, não quis comentar.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.