Amazon decepciona investidores, que buscam sinais de crescimento com IA

Ações da Amazon subiram 3% este ano, contra 7% do S&P 500 e 20% da Meta

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Os gastos agressivos com inteligência artificial estão sendo amplamente recompensados no mercado de ações atualmente. Mas, quando se trata da Amazon, nem tanto.

As ações da Amazon subiram cerca de 3% este ano, apesar dos altos investimentos da empresa em IA, que ela promove como um caminho para maior eficiência e maior crescimento das vendas.

Isso deixou as ações abaixo do ganho de 7% do S&P 500, enquanto uma concorrente como a Meta Platforms, que não está poupando gastos em sua busca pelo domínio da IA, subiu mais de 20%.

“As ações não estão recebendo muito crédito pela IA”, disse Brian Recht, gestor de portfólio da Janus Henderson. “Os investidores querem ver se a Amazon realmente consegue usar a tecnologia para melhorar a lucratividade, mas acreditamos que as evidências dos benefícios da IA ficarão mais claras no trimestre.”

Dificuldades da Amazon

A IA ressurgiu como um fator-chave na separação entre vencedores e perdedores em tecnologia no mercado de ações, após temores sobre a proliferação de modelos avançados de IA desenvolvidos a baixo custo na China terem desencadeado uma onda de vendas no início do ano.

Meta, Microsoft e Nvidia são as três principais empresas com ganhos de pontos no S&P 500 para 2025, enquanto empresas como a Apple, que enfrentam dificuldades com IA, viram suas ações caírem.

Embora a Amazon ostente um conjunto diversificado de negócios, incluindo computação em nuvem e publicidade, a empresa enfrenta pressão de tarifas em suas operações de comércio eletrônico, que representam a maior parte das vendas.

A maior parte do foco nas contribuições da IA tem se concentrado na Amazon Web Services, que deve se beneficiar do aumento da demanda dos clientes à medida que a adoção da IA acelera.

Mas o impacto na divisão de varejo da Amazon pode ser igualmente considerável, de acordo com Recht.

A IA tem sido apontada como uma maneira melhor de direcionar anúncios e produtos aos consumidores e de melhorar a eficiência na rede logística e nos armazéns da Amazon. A empresa também tem promovido seu chatbot Rufus para ajudar os compradores a classificar produtos, avaliações e preços.

Na semana passada, a Amazon anunciou cortes de empregos em sua divisão de computação em nuvem, citando a necessidade de investir e “otimizar recursos”.

O CEO Andy Jassy afirmou esperar que a força de trabalho da empresa diminua nos próximos anos, à medida que a empresa transfere mais tarefas para a IA.

A robótica é outra área em que os investidores da Amazon estão entusiasmados com o potencial de melhorar a eficiência nas operações de logística e armazenamento. A empresa está projetando uma pista de obstáculos interna para treinar robôs humanoides como parte de um plano para automatizar a entrega de encomendas, informou o Information no mês passado.

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