Enquanto você dormia…
- Depois de uma sessão pesada, o mercado global acordou menos tenso. Os futuros das bolsas de Nova York amanhecem em alta: às 7h20, o S&P 500 futuro sobe +0,2% e o Nasdaq futuro avança +0,15%.
- Na Europa, as bolsas europeias mantêm-se em um clima de cautela à espera de sinais dos EUA sobre tarifas. O Stoxx 600 segue em queda de -0,41%.
- Na Ásia, o índice japonês Nikkei fechou em queda de -0,41%, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, subiu +0,37%.
- O índice dólar DXY permanece estável aos 98,71 pontos. O petróleo Brent cai -0,69% aos US$ 64,49 o barril. Os juros da Treasury de 10 anos voltam a cair abaixo de 4,20% para 4,15% ao ano.
Destaques do dia
- O presidente dos EUA faz um discurso formal nesta quarta-feira em Davos. Ontem, após desembarcar na cidade suíça, Donald Trump deu uma prévia do que vai abordar: reforçou críticas ao Federal Reserve (Fed o banco central americano), defendeu tarifas e falou sobre a disputa sobre a Groenlândia.
- Trump ameaçou impor tarifas de 200% sobre o vinho e o champanhe franceses.
- O tom político não agradou, mas hoje os investidores parecem mais focados nos dados do que nas falas. O mercado tenta medir o quanto esse ruído pode, de fato, alterar a política monetária ou fiscal americana.
- E daí? Menos volatilidade externa ajuda o fluxo para emergentes; ações sensíveis a juros globais e dólar entram no radar local.
Giro pelo mundo
- TikTok: separação da operação americana da ByteDance deve ser concluída ainda nesta semana; atenção a decisões regulatórias finais.
- Discurso de Trump no fórum mundial de Davos entra no radar do mercado.
- A Suprema Corte dos EUA realiza às 12h uma audiência sobre a tentativa de demissão da diretora do Fed, Lisa Cook, por Trump, no ano passado. O caso tem sido visto como um teste para a independência do BC americano e pode estabelecer uma proteção legal aos membros da autoridade.
Giro pelo Brasil
- Fiscal no foco: investidores seguem atentos ao debate sobre metas e execução do orçamento de 2026. Sinalizações do Ministério da Fazenda podem mexer com juros futuros.
Giro corporativo
- Westwing: Mastercard compra 32% da varejista, ampliando presença no e-commerce e em dados de consumo.
- PicPay: fintech dos irmãos Batista busca avaliação de US$ 25 bilhões em possível IPO nos EUA; tema é timing e apetite do mercado.
Agenda do dia
- 09:00: Índice de preços ao produtor — EUA. Importa para a leitura de inflação.
- 10h30: Discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, no fórum econômico mundial, em Davos, na Suíça.
- 14:30: Fluxo cambial semanal (BC)
- 15:00: Leilão de Treasuries de 20 anos — termômetro de demanda por risco
Ótima quarta-feira e bons negócios!
