Siga nossas redes

Mais Investnews

As principais notícias do dia

Veja comentários de Samy Dana.

No Mais InvestNews, Samy Dana comenta as principais notícias do dia, como o resultado do comércio em setembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), houve alta de 0,6% na comparação mensal, o 5º avanço seguido. Com isso, o comércio varejista zerou as perdas do ano. No entanto, o resultado veio abaixo do esperado pelo mercado. A mediana das estimativas de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data apontava alta de 1,4%.

Foi divulgado também o fluxo cambial da primeira semana de novembro. Segundo o Banco Central, o saldo ficou negativo em US$ 186 milhões. No acumulado do ano, o déficit é de US$ 20,194 bilhões.

O dia foi marcado ainda pela liberação do retorno dos testes da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Os testes tinham sido suspensos na segunda-feira (9) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O mercado também repercutiu os comentários do presidente Jair Bolsonaro no dia anterior, em alusão ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden e eventuais barreiras comerciais ao Brasil por causa a questão ambiental. “Como é que nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá. Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”, disse Bolsonaro.

Nesta quarta, o vice-presidente Hamilton Mourão minimizou as declarações: “Acho que não causa nada, isso aí tudo é figura de retórica”. No entanto, a relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos segue entre as preocupações do mercado.

Ainda sobre as eleições dos Estados Unidos, o jornal “The New York Times” noticiou que as autoridades estaduais republicanas e democratas não encontraram provas de fraude. O presidente Donald Trump, derrotado na disputa, tem dito que vai recorrer à Justiça, mas o mercado não acredita em reviravolta do resultado eleitoral.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.