Siga nossas redes

Modelo COVID-19 Brasil

Gráfico interativo do coronavírus mostra a reprodução e quantidade de mortes por COVID-19 no Brasil, por dados já registrados e simulações com fila única e separada de UTIs

A nova versão do Modelo Covid-19 Brasil (Brazilian Modeling of COVID-19) traz projeções para o Brasil sobre a situação da pandemia do coronavírus em 3 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco), considerando um cenário no qual o isolamento social sofre mudanças e outro cenário no qual as condições de distanciamento social permanecem iguais, conforme a data da última atualização. O estudo é de autoria do economista Samy Dana, o estatístico Alexandre Simas e tem co-autoria de Bruno Filardi, Rodrigo Rodrigues e José Gallucci Neto. As variáveis analisadas nos gráficos incluem óbitos e reprodução por Covid-19 nos Estados, em dados diários e acumulados. O modelo aplica as versões de fila única (no qual os sistemas público e privado de saúde compartilham leitos de UTI e fica a cargo dos governos estaduais) e a fila separada, na qual pacientes sem plano de saúde têm acesso apenas aos leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A reprodução indica o potencial de contágio de uma pessoa contaminada pela Covid-19. Por exemplo, se a reprodução for 5, significa que uma pessoa contamina outras 5. Quando a reprodução fica abaixo de 1, indica que alguém que contraiu o vírus tem potencial de contaminar menos de 1 pessoa. Este indicador é importante para verificar se as políticas de isolamento social estão funcionando.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.