A Tropicool escolheu um caminho diferente da maioria das empresas brasileiras: começou sua expansão pelo Oriente Médio antes mesmo de testar o mercado nacional. Fundada por empresários do Brasil, a companhia produz polpas de frutas, especialmente açaí, e opera com um modelo que combina food service, lojas próprias e franquias.
E a Tropicool nasceu de uma parceria inusitada.
Foi a partir da provocação de um sheik do Catar apaixonado por esportes radicais e açaí que os sócios Caio Nabuco e Maurício Esteves, veteranos no mercado de comércio exterior, viram uma oportunidade de negócios. Mohammed bin Abdulla Al Thani, ou Moe Al Thani para os íntimos, conheceu a dupla brasileira em um curso em Harvard e questionou se era possível melhorar o açaí que era vendido no exterior – o produto vinha congelado e era mais trabalhoso de ser consumido.
Após um período de pesquisa, Nabuco e Esteves conseguiram desenvolver uma polpa líquida que pode ser transportada em temperatura ambiente e com validade de um ano. Essa polpa é vendida em embalagens de 1 ou 4 litros. E esse foi o diferencial. Como o produto é líquido, basta apenas colocar o açaí em uma máquina dessas de sorvete e a magia está feita: um alimento cremoso, como é o açaí vendido no Brasil, para ser consumido na hora.
A polpa foi aprovada e a dupla brasileira ganhou dois sócios de peso: Moe Al Thani e seu irmão Ahmed Al Thani, ambos membros da família governante do Catar. Isso tudo antes da pandemia. Chegou o ano de 2020 e a Tropicool abriu sua primeira unidade no luxuoso Dubai Mall, um dos metros quadrados mais caros do planeta – para abrir somente um quiosque por lá sai a bagatela de US$ 1.360 por metro quadrado, enquanto no Brasil a média é de R$ 2.000 (reforçando: reais) por metro quadrado.
Só que alguns meses depois chegou a pandemia e a Tropicool precisou rever seu plano de jogo. O ponto no Dubai Mall teve que ser fechado e a estratégia passou a ser a de apostar no fornecimento da polpa para hotéis, cafés e restaurantes. Contando com o networking privilegiado do sheik Moe, também conseguiu acessar grandes empreendimentos do vizinho Emirados Árabes Unidos, como as redes hoteleiras de luxo Four Seasons e Hilton de Dubai.
“Partimos para uma lógica ‘store in store’, e passamos a ter um espaço da Tropicool dentro dos outros negócios. Depois de um ano de pandemia, conseguimos voltar para as lojas e retomamos a expansão”, relata Rafael Prado, head global da empresa. Em algumas de suas frentes, a principal concorrência é com a Oakberry, que fez o caminho inverso: abriu suas primeiras lojas de açaí em território brasileiro e agora quer avançar pelo mundo.
Crescimento em 2025
Para encarar a concorrência e seguir crescendo, a Tropicool contratou no ano passado Neymar, brasileiro com maior número de seguidores nas redes sociais e forte apelo na Europa e no Oriente Médio – região onde o atleta atualmente joga, defendendo um time da Arábia Saudita. O jogador estampa a nova linha de smoothies da marca, que começou a ser vendida este mês no varejo de Dubai e dos Estados Unidos. “Não existe representante melhor para o produto do que um brasileiro que já conquistou o mundo”, diz Prado.
Atualmente, a empresa opera dez lojas próprias e tem outros 60 pontos entre franquias e quiosques. No Brasil, está presente no hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, e na Fazenda da Grama, em São Paulo. “Nosso posicionamento é de um produto premium”, reforça o executivo.
A título de comparação, a Oakberry, que tem o BTG como sócio, afirma ter hoje mais de 700 lojas espalhadas por 40 países.
Para 2025, a meta é abrir 30 novas unidades entre próprias e franquias em todo o mundo – número que deve chegar a 100 em 2026. A marca não divulga seus números de investimento e faturamento, mas diz que um franqueado pode ter uma receita mensal de R$ 50 mil a R$ 100 mil.
Além dos Emirados Árabes, a Tropicool está presente no Catar, na Austrália e nos Estados Unidos e mais oito países. A marca prepara inaugurações nas próximas semanas na França e Espanha, e negociações estão em andamento para expansão no Egito, Chile, Coreia do Sul e China.