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Agora, só pagando: Starbucks acaba com política de uso grátis de seus cafés

Cliente sendo atendido no balcão de uma unidade da Starbucks

Foto: Adobe Stock Photo

A partir de 27 de janeiro, sentar em uma mesa da Starbucks para trabalhar ou só passar o tempo será um direito restrito apenas a clientes pagantes. Segundo a Bloomberg, a empresa emitiu um novo código de conduta que suspende a permissão a qualquer pessoa — mesmo aquelas que não haviam comprado nada — de usar suas cafeterias, pátios e banheiros.

A medida vale para as lojas da cafeteria nos Estados Unidos e Canadá.

Em um comunicado enviado por e-mail, a Starbucks diz que a mudança visa priorizar os clientes e faz parte de seu plano para reconquistar os consumidores. É a mais recente etapa do plano do presidente e CEO Brian Niccol para tornar os locais da Starbucks mais atraentes e menos caóticos.

As novas regras representam o fim de uma política estabelecida em 2018 que permitia a qualquer pessoa permanecer nas cafeterias. Essa prática foi adotada após um incidente em Filadélfia, quando um gerente chamou a polícia porque dois homens negros estavam esperando na loja sem fazer um pedido. Após a prisão deles — e a crítica sobre a postura do gerente, a Starbucks fechou seus endereços nos EUA para treinamento sobre viés racial, enquanto o então CEO pedia desculpas publicamente.

Redefinir o que é aceitável ou não

Implementar tal código “é um passo prático que nos ajuda a priorizar nossos clientes pagantes que querem sentar e desfrutar de nossas cafeterias ou precisam usar o banheiro durante sua visita”, disse a porta-voz da Starbucks, Jaci Anderson. A empresa afirmou que busca “redefinir expectativas sobre o que é e não é aceitável em nossas lojas”.

O código será exibido nas lojas e inclui disposições que proíbem pedir esmolas e comportamentos disruptivos. Ele entrará em vigor a partir de 27 de janeiro. Os baristas serão treinados sobre como aplicar as diretrizes e “estarão autorizados a pedir para sair qualquer pessoa que viole este código de conduta”. Anteriormente, os funcionários não podiam fazer isso.

Se necessário, os trabalhadores podem buscar ajuda das forças locais de segurança.

Um documento interno da Starbucks sobre o código de conduta, visto pela Bloomberg News, define clientes como “pessoas fazendo compras e aquelas que as acompanham”, estipulando que as lojas estão disponíveis apenas para clientes. “Qualquer pessoa que não esteja em conformidade com o Código de Conduta da Cafeteria precisa ser solicitada a deixar a loja”, de acordo com o documento.

Fim da água grátis

A empresa também está restringindo a água gratuita a visitantes pagantes ou aqueles que os acompanham. Os clientes podem usar o banheiro ou se conectar à rede de internet sem fio antes de se dirigirem ao balcão para fazer uma compra.

O novo código de conduta se aplica às lojas operadas pela empresa nos EUA e Canadá. As mudanças foram relatadas pela primeira vez pelo Wall Street Journal.

As ações da Starbucks subiram 1,1% para US$ 94,55 durante a manhã desta terça-feira (14) em Nova York. Elas avançaram 3,7% este mês, superando o Índice S&P 500.

A Starbucks também reintroduzirá os condiment bars com adoçantes e leite em 27 de janeiro, além de expandir sua política de reabastecimento gratuito. Além disso, a empresa está no processo de reintroduzir canecas de cerâmica.

A cadeia oferecerá reabastecimentos a membros que não fazem parte do programa de recompensas, desde que o pedido original seja feito em uma xícara reutilizável pessoal limpa ou em uma caneca fornecida pela loja, de acordo com uma memorando enviado aos trabalhadores. A política se aplica a café quente e gelado. As mesmas regras serão aplicadas aos membros do programa de recompensas, que anteriormente eram os únicos que podiam obter reabastecimentos gratuitos.

A empresa realizará sessões que podem durar até três horas para treinar os baristas em novos padrões de serviço e expectativas operacionais, de acordo com uma carta aos trabalhadores de Sara Trilling, presidente da cadeia para a América do Norte.

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