Negócios
Airbnb lança nova estratégia global de marketing para atrair novos clientes
Companhia está expandindo seu negócio principal para além dos aluguéis para férias
O Airbnb anunciou na véspera sua mais nova estratégia de marketing destinada a atrair novos clientes, ao oferecer experiências únicas, expandindo seu negócio principal para além dos aluguéis para férias.
A nova categoria da empresa de São Francisco, batizada de “Ícones”, contém 11 experiências globais — incluindo shows e encontros com celebridades — de graça ou por menos de 100 dólares, para tentar atrair um público maior.
“A Ícones é uma nova maneira atraente de fazer marketing… e ajudar a transformar a marca em algo mais do que apenas um lugar para ficar e criar um espaço para oferecer novos produtos e serviços”, disse à Reuters o CEO da companhia, Brian Chesky, acrescentando que uma porção do orçamento de marketing foi realocado para a campanha.
Anúncios da empresa na televisão foram 200% mais eficientes em impulsionar o engajamento dos clientes antes da pandemia em 2019, segundo a empresa de análise e dados EDO. Agora, o Airbnb está tentando ser criativo em seus planos para levar novos consumidores à sua plataforma, enquanto foca em um re-branding.
As experiências disponíveis incluem ganhar ingressos para um pequeno show da cantora Doja Cat ou ficar em uma réplica da casa da animação “Up – Altas Aventuras”, da Disney/Pixar.
O Airbnb disse que continuará lançando novas experiências a cada poucas semanas.
Noites e experiências agendavas no Airbnb em 2023 cresceram cerca de 14% ano a ano, após 31% no ano anterior. Sua receita para o ano completo subiu 18% em 2023, em comparação a um aumento de 40% em 2022. Já as despesas da empresa com vendas e marketing em 2023 subiram 16%.
(Reportagem de Doyinsola Oladipo em Nova York)
Veja também
- Quem é o que pensa Scott Bessent, secretário do Tesouro anunciado por Trump
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029