A empresa informou que um número significativo de aeronaves da frota A320, que totaliza mais de 6.500 jatos, pode ser afetado pela correção necessária, segundo comunicado enviado pelo fabricante europeu na sexta-feira. Uma diretiva separada dos reguladores afirmou que a atualização deve ocorrer antes do próximo voo regular da aeronave.
“A Airbus reconhece que essas recomendações causarão interrupções operacionais para passageiros e clientes”, afirmou a empresa.
No Brasil, a Azul e a Latam Brasil têm aeronaves Airbus em sua frota. Segundo a Azul, nenhuma de suas aeronaves da família A320 está inclusa na lista de recall. A empresa tem 185 aviões em operação, sendo 57 Airbus de corredor único. Em resposta ao InvestNews, a Latam Brasil afirmou que o recall não afeta suas aeronaves. Com sede no Chile e operação estendida a diversos países da América do Sul, a Latam afirma que deve ter “impactos limitados na frota do Peru, Chile e Colômbia”. Assim como a brasileira, a operação no Equador não deve ter impacto.
A colombiana Avianca, empresa controlada ao lado da Gol pela Abra, é uma das maiores afetadas. Segundo a companhia 70% de sua frota foi impactada. Isso deve afetar as operações da companhia aérea colombiana nos próximos 10 dias. A Gol, por sua vez, não tem aeronaves Airbus em sua frota e opera exclusivamente jatos Boeing.
O aviso segue um incidente preocupante ocorrido em 30 de outubro, envolvendo uma aeronave da JetBlue voando de Cancun para Newark, em Nova Jersey, que sofreu uma falha no computador, resultando em uma inclinação repentina e inesperada para baixo, sem intervenção do piloto. Ninguém se feriu, e o jato desviou para Tampa, Flórida. Mas uma investigação posterior revelou que um dos computadores do elevador/alerão da aeronave — conhecido como ELAC 2 — apresentou mau funcionamento.
O problema representa um grande desafio para a Airbus, considerando que a família A320 é de longe a aeronave mais utilizada da empresa. Algumas companhias aéreas já começaram a realizar as atualizações. A American Airlines Group Inc. disse que cerca de 340 jatos são afetados e que a grande maioria receberá a atualização hoje e amanhã.
“Embora esperemos alguns atrasos enquanto realizamos essas atualizações, estamos focados em limitar cancelamentos — especialmente para clientes retornando de viagens de feriado”, afirmou a companhia.
Segundo pessoas familiarizadas com a situação, a maioria dos jatos pode receber uma atualização simples diretamente da cabine, com tempo mínimo de inatividade. Mas cerca de 1.000 jatos mais antigos precisarão de uma atualização de hardware real e terão que ser retirados de operação durante a manutenção.
A companhia aérea húngara de baixo custo Wizz Air Holdings Plc afirmou que já “agendou imediatamente a manutenção necessária para garantir total conformidade com as medidas identificadas”.
Como resultado, alguns voos durante o fim de semana podem ser afetados, disse a companhia, que opera uma frota exclusiva de Airbus.
O anúncio da Airbus ocorre durante uma das temporadas de viagem mais movimentadas nos EUA, com a migração de milhões de pessoas para o feriado de Ação de Graças em pleno andamento. Companhias aéreas e viajantes já tiveram que lidar com interrupções causadas por mau tempo e pelo recente fechamento parcial do governo, que reduziu parcialmente os movimentos de aeronaves.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), reguladora da região, disse que operadores do A320 precisarão substituir ou modificar cada ELAC afetado por um sistema funcional.
O regulador afirmou que o aviso de emergência seguiu o recente “evento de inclinação não comandada e limitada” experimentado pela aeronave da JetBlue. Embora o piloto automático tenha permanecido ativado durante todo o voo, o resultado foi “uma breve e limitada perda de altitude”, disse a EASA sobre o incidente.
“A avaliação técnica preliminar realizada pela Airbus identificou um mau funcionamento do ELAC afetado como possível fator contribuinte”, disse a EASA. “Essa condição, se não corrigida, pode levar, no pior cenário, a um movimento não comandado do elevador que pode exceder a capacidade estrutural da aeronave.”
A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido disse separadamente que companhias aéreas que operam aeronaves afetadas terão que atualizar o software nos próximos dias ou permanecer em solo a partir de domingo, embora apenas algumas aéreas do Reino Unido sejam afetadas. A British Airways, a maior do Reino Unido, não terá impacto nos passageiros, segundo o regulador.
O A320 concorre com o modelo 737 da Boeing, e ambas as famílias de jatos são pilares da aviação civil. A Airbus já enfrentou problemas de motor em seus A320neo mais recentes, envolvendo unidades produzidas pela Pratt & Whitney, que obrigaram centenas de jatos a serem temporariamente retirados de operação para manutenção.
O A320 opera com o sistema conhecido como fly-by-wire, que utiliza comandos eletrônicos em vez de mecanismos hidráulicos. O sistema ELAC (Elevator Aileron Computers) ajuda a gerenciar parâmetros críticos de voo, como o movimento do estabilizador, e garante que a aeronave permaneça dentro de seu envelope de voo, evitando comandos excessivos ou acidentais.
A Airbus lançou o modelo no final dos anos 1980, e o sucesso da aeronave transformou a fabricante europeia na líder global, superando a Boeing. A família A320 hoje inclui o modelo menor A319, o clássico A320 e o maior e cada vez mais popular A321. Há cerca de uma década, a Airbus equipou os jatos com motores mais eficientes, chamados de new engine option (neo).
A correção anunciada hoje inclui tanto os modelos A320neo quanto a família clássica A320 mais antiga, afirmou a Airbus.
O software a bordo é cada vez mais crítico para a estabilidade do voo em aeronaves modernas, embora falhas no sistema possam ter consequências catastróficas. A Boeing sofreu dois acidentes em rápida sucessão envolvendo seu 737 Max após o sistema de software MCAS apresentar mau funcionamento durante o voo.