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Alta dos combustíveis faz lucro da Ultrapar disparar no 1º trimestre

O lucro de janeiro a março somou R$ 461 milhões, um salto de 236%.

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O conglomerado Ultrapar (UGPA3) mais que triplicou seu lucro do primeiro trimestre, apoiado em forte aumento das receitas de seu principal negócio, a rede de postos Ipiranga, devido ao repasse da alta dos preços de combustíveis.

A companhia anunciou nesta quarta-feira (11) que seu lucro de janeiro a março somou R$ 461 milhões, um salto de 236% ante mesma etapa do ano passado.

A receita líquida somou R$ 34 bilhões no trimestre, 42% maior ano a ano, com destaque para Ipiranga (+44%), o que compensou desempenhos mais fracos de Ultragaz (-2%) e de Ultracargo (+13%).

O resultado operacional da Ultrapar medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 32% ano a ano em termos ajustados, para R$ 1,31 bilhão. Analistas, em média, esperavam Ebitda de R$ 910 milhões para a Ultrapar no período, segundo dados da Refinitiv.

O volume total vendido pela Ipiranga ficou estável no trimestre sobre um ano antes e recuou 5% ante o quarto trimestre do ano passado. No ciclo otto houve queda de 2% na comparação anual e recuo 7% na trimestral.

Além da alta dos preços dos combustíveis, a Ultrapar se beneficiou da “cessação de depreciação das operações descontinuadas”. No último ano, a companhia vendeu sua rede de farmácias Extrafarma e a sua unidade de especialidades químicas Oxiteno.

Isso ajudou o grupo a compensar uma piora da despesa financeira líquida, de R$ 406 milhões no trimestre, ante R$ 377 milhões um ano antes, refletindo a alta do juro sobre a dívida líquida.

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