Amazon compra participação na Rappi e reforça estratégia de expansão no mercado latino-americano

O investimento inicial da Amazon é de US$ 25 milhões

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A Amazon adquiriu uma participação na empresa colombiana de entregas Rappi. Ter acesso à rede logística da Rappi pode ajudar a Amazon a competir com o peso pesado do comércio eletrônico regional Mercado Livre.

Para a Rappi, a parceria traz o apoio da maior varejista online da América do Norte e oportunidades de explorar suas redes de logística e computação em nuvem.

O investimento inicial — US$ 25 milhões, segundo uma pessoa familiarizada com a transação — é pequeno para a Amazon.

Mas o acordo dá à Amazon o direito de comprar até 12% warrants (títulos de crédito) da Rappi, se determinados números forem atingidos, informou uma pessoa, que pediu anonimato, porque os termos do acordo são confidenciais. Os números podem mudar.

Porta-vozes da Amazon e da Rappi não quiseram comentar.

Nos últimos anos, a Amazon vem usando warrants para fazer investimentos diretos em parceiros, incluindo companhias aéreas, uma distribuidora de alimentos e fabricantes de eletrônicos. É uma tentativa de obter uma fatia maior dos ganhos, caso a parceria funcione.

Rappi: do México ao Chile

A Rappi foi fundada em 2015 e se tornou onipresente do México ao Chile com sua oferta “Turbo” — um compromisso de entregar tudo, de vinho branco à pasta de dente, em menos de 10 minutos.

A empresa também realiza entregas de restaurantes e se consolidou no setor financeiro, criando uma carteira digital e obtendo aprovação regulatória em lugares como a Colômbia para oferecer cartões de crédito e contas poupança.

A Rappi conta com o apoio de diversos investidores de renome, incluindo SoftBank, Sequoia e T. Rowe Price.

No ano passado, Simón Borrero, cofundador e CEO da Rappi, afirmou que a empresa poderia abrir o capital em 2025, possivelmente em Nova York.

A Bloomberg noticiou no mês passado que a Rappi havia obtido um empréstimo de US$ 100 milhões do Banco Santander e da Kirkoswald Capital Partners.

O investimento da Amazon na Rappi se baseia em laços comerciais já existentes. A Rappi é cliente da Amazon Web Services, provedora de serviços em nuvem. No México, a Amazon oferece aos membros do seu programa Prime um ano de frete grátis pela Rappi.

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