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Apagão global de sistemas afeta voos, bancos e bolsa de Londres

A CrowdStrike alertou os clientes que seu software Falcon Sensor estava travando o sistema operacional Windows

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Falhas em sistemas de computadores no mundo todo afetaram companhias aéreas, bancos e a bolsa de valores de Londres depois que um programa de segurança cibernética muito utilizado travou e a Microsoft relatou problemas com seus serviços de nuvem.

A CrowdStrike alertou os clientes que seu software Falcon Sensor estava travando o sistema operacional Windows. Não ficou claro o que desencadeou os problemas, que coincidiram com interrupções na nuvem Azure da Microsoft e nos serviços de escritório 365.

“Estamos cientes de um problema que afeta dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”, afirmou a Microsoft em comunicado na manhã de sexta-feira. “Prevemos que uma resolução estará próxima.”

“Isso não tem precedentes”, disse Alan Woodward, professor de segurança cibernética da Universidade de Surrey, na Inglaterra. “O impacto econômico será enorme.”

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McDonald’s e United Airlines estavam entre as grandes corporações globais que divulgaram uma série de problemas de atendimento aos clientes. A KLM disse que suspendeu a maioria de seus voos devido a um apagão global em seus computadores. 

“Não acho que seja cedo demais para dizer: esta será o maior apagão tecnológico da história”, disse Troy Hunt, consultor de segurança australiano e criador do site de verificação de hackers Have I Been Pwned, em uma postagem na plataforma de mídia social X.

Os viajantes fazem fila nos balcões de check-in dE Hong Kong durante uma interrupção mundial dos sistemas no Aeroporto Internacional de Hong Kong

Não há indicação de que os problemas da CrowdStrike estejam ligados a qualquer ataque cibernético, de acordo com Mikko Hypponen, diretor de pesquisa da empresa finlandesa de segurança da informação WithSecure Oyj.

Representantes da Crowdstrike não responderam imediatamente a ligações e e-mails solicitando comentários nos EUA, Ásia e Europa.

As primeiras falhas surgiram nos EUA na noite de quinta-feira (18) e foram atribuídas à falha dos serviços Azure e 365 da Microsoft, o pacote de software de escritório baseado em nuvem da empresa. A Frontier Airlines suspendeu voos por mais de duas horas.

“Continuamos progredindo em nossos esforços de mitigação para os aplicativos e serviços afetados do Microsoft 365.”, disse a Microsoft na manhã desta sexta-feira.

O Grupo LSE, que opera a bolsa de valores de Londres, disse que enfrentava um problema técnico global que impediu a publicação de notícias.

Na Ásia, usuários japoneses relataram falhas nos serviços da Microsoft. Companhias aéreas nos aeroportos de Mumbai, Singapura, Londres e Hong Kong passaram a fazer check-in manual.cJá o aeroporto de Berlim interrompeu operações.

Microsoft

A Microsoft informou que a falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia e que a queda dos seus sistemas atinge usuários e companhias ao redor do mundo, inclusive empresas aéreas que tiveram de cancelar voos.

Na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a empresa disse que o problema começou na noite de véspera, afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. Em uma atualização, a Microsoft disse que havia determinado a causa e estava trabalhando para restaurar o acesso aos seus usuários.

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