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Apple finalmente adere a uma tendência popular na Ásia: uma alça para carregar o celular

Alça transversal de US$ 59 despertou curiosidade nos Estados Unidos; na Ásia, item é usado há anos

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Quando a Apple realizou sua apresentação anual de hardware no mês passado, os novos iPhones chamaram a atenção. Mas a empresa também anunciou um acessório potencialmente crucial para sua recuperação na China: uma alça fina de tecido que permite o uso dos aparelhos como uma bolsa.

A alça transversal de US$ 59 despertou curiosidade nos Estados Unidos, especialmente entre consumidores não familiarizados com a tendência que une moda e funcionalidade.

Mas em grande parte da Ásia, onde a Apple enfrenta crescente concorrência de marcas locais, a ideia está longe de ser novidade. Há anos, os consumidores têm à disposição faixas transversais coloridas e baratas em mercados e shoppings da região.

Alça combinando com celular da Apple

A primeira tentativa da Apple nesta categoria não é perfeita nem inovadora.

Os ganchos de cordão existentes funcionam com praticamente qualquer tipo de capa de celular. No produto da Apple, a alça pode ser ajustada usando um mecanismo deslizante discreto, mas os dois conectores finos em cada extremidade funcionam melhor se usados com algumas capas da própria empresa.

E, para o bem ou para o mal, a Crossbody Strap combina com a mesma paleta monocromática dos telefones e capas mais novos, o que significa que os compradores interessados em designs mais elaborados provavelmente vão procurá-los em outro lugar.

Eles certamente têm muitas opções.

A Topologie, com sede em Hong Kong, adicionou alças transversais inspiradas em escalada à sua linha em 2019 e viu as vendas saltarem mais de 50% neste ano, para quase 700.000 unidades vendidas. A partir de US$ 28 cada, as alças estão disponíveis em mais de uma dúzia de cores e materiais, desde uma corda de poliéster ou uma corda de bungee jumping até alças mais largas de couro e acolchoadas.

“Estamos surpresos que eles tenham lançado tão tarde”, disse o fundador e CEO da Topologie, Carlos Granon, sobre a incursão da Apple na categoria. Ele acrescentou que grandes varejistas como a Muji já lançaram produtos semelhantes também.

Cerca de 65% dos clientes da Topologie são mulheres, geralmente com idades entre 20 e 40 anos. Granon disse que o tamanho crescente dos smartphones — e a falta de bolsos em muitas roupas femininas — impulsionou a adoção. À medida que os celulares cada vez mais funcionam como carteiras e chaves digitais, a praticidade das alças “maos livres” só aumentou. O fato de, para alguma pessoas, os aparelhos servirem como carteiras e chaves de casa acelerou esta tendência, afirmou Granon.

A popularidade das alças da Topologie ajudou a marca a expandir a presença física para cerca de 30 lojas próprias em todo o mundo, incluindo Paris e Tóquio. A marca abriu sua primeira loja nos EUA no bairro do SoHo, em Nova York, no final de 2024, e a segunda loja no mês passado, em Costa Mesa, na Califórnia.

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Granon disse que as mentalidades estão evoluindo e mais homens asiáticos também estão carregando seus celulares usando alças transversais.

O endosso da Apple — ainda que tardio — pode tornar o estilo um item essencial no mundo todo — assim como os AirPods transformaram os fones de ouvido sem fio em um acessório de moda essencial.

“Estou confiante de que, após o lançamento da Apple, as coisas mudarão rapidamente”, acrescentou.

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