Em comunicado, as companhias afirmam que se trata do maior contrato de energia renovável para data centers já firmado na América Latina. O acordo ocorre em meio à expansão da demanda por energia no setor de data centers, impulsionada sobretudo pelo crescimento de aplicações de computação em nuvem e inteligência artificial.
Pelo acordo, a Ascenty passará a ser sócia de dois novos empreendimentos da Casa dos Ventos — um parque eólico e um solar — que ainda estão em desenvolvimento e têm previsão de início de operação em 2027. Segundo as empresas, os projetos somam mais de 1,5 gigawatt (GW) de capacidade instalada e devem fornecer 110 megawatts médios (MWm) à Ascenty quando entrarem em operação.
A Casa dos Ventos tem como sócia a francesa TotalEnergies e vem ampliando sua atuação em contratos estruturados de autoprodução com grandes consumidores. No ano passado, a companhia fechou uma parceria com a ByteDance, controladora do TikTok, para o desenvolvimento de um projeto de data center no Ceará, com investimento estimado em cerca de R$ 200 bilhões.
A Ascenty é controlada pela canadense Brookfield e pela americana Digital Realty e possui atualmente 20 data centers em operação no Brasil, além de outros oito em construção, sendo a maior operadora de data centers da América Latina.
Ao comentar o acordo, o CEO da companhia, Christopher Torto, afirmou que parte dos contratos atuais de energia vencerá nos próximos anos e que os novos projetos devem substituir esses suprimentos.
