Um inusitado episódio no palco de um show do Coldplay, que viralizou nas redes sociais, colocou os holofotes sobre a Astronomer, uma empresa de tecnologia até então pouco conhecida. O CEO da companhia, Andy Byron, foi flagrado no telão em um momento “kiss-cam” com a chefe de Recursos Humanos da empresa, Kristin Cabot.
A cena, que rapidamente se espalhou online, gerou um turbilhão de perguntas sobre a empresa, levando a um pico de buscas por “O que é Astronomer” no Google, segundo o The Wall Street Journal.
A repercussão foi tamanha que a empresa agiu rapidamente: Byron foi afastado, e o cofundador Pete DeJoy assumiu interinamente como CEO, enquanto uma investigação interna foi iniciada.
Por trás do viral, a Astronomer atua em um nicho vital para a era da inteligência artificial: ela fornece a infraestrutura para empresas integrarem seus dados em aplicativos, usando, por exemplo, a plataforma Apache Airflow. Com mais de US$ 375 milhões levantados de investidores de peso como Bain Capital Ventures e Salesforce Ventures, a empresa já colaborou com gigantes como Apple, Ford e Uber, segundo o WSJ.
A história inusitada levanta questões importantes sobre a linha tênue entre a vida pessoal e profissional de executivos e como um momento viral pode impactar, para o bem ou para o mal, a percepção pública e os negócios de uma empresa, especialmente no mundo da tecnologia.
Por ora, é cedo para dizer se essa publicidade inesperada beneficiará ou prejudicará a Astronomer, especialmente em um setor onde reputação e confiabilidade são cruciais.