O gigante de commodities ofereceu cerca de £34 por ação da Anglo American, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as informações são privadas. A oferta era composta principalmente por ações, mas também incluía uma parcela em dinheiro, conforme informou a Bloomberg News.
A BHP enviou uma proposta detalhada ao conselho da Anglo American no fim de 20 de novembro, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Uma oferta de cerca de £34 por ação representaria um prêmio de aproximadamente 24% em relação ao preço de fechamento da Anglo American naquele dia, de £27,36, ou a um valor de mercado de cerca de £32 bilhões.
A Bloomberg News revelou pela primeira vez, em 23 de novembro, que a BHP havia feito uma aproximação para aquisição da Anglo American, que foi rejeitada. A BHP então confirmou publicamente as discussões e disse ter decidido recuar. Nenhuma das empresas divulgou o valor da oferta da BHP.
A Anglo American rejeitou a proposta após concluir que sua própria aquisição planejada da canadense Teck Resources Ltd. geraria mais valor, segundo as pessoas. Também havia preocupação com um processo prolongado de aprovação regulatória para uma fusão com a BHP, o que poderia fazer com que o valor da oferta variasse significativamente devido à potencial volatilidade das ações da BHP antes do fechamento do negócio, disseram algumas das pessoas.
As ações da BHP subiram cerca de 6,4% em Londres este ano, o que dá à empresa uma capitalização de mercado de aproximadamente £105 bilhões.
O prêmio proposto pode variar, dependendo de qual preço de ação e período são usados pelo ofertante como referência. Representantes da Anglo American e da BHP preferiram não comentar.