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Boticário, Cacau Show e McDonald’s estão entre as maiores franqueadoras do país
Estudo da ABF que aponta as redes com mais unidades no Brasil mostra que o McDonald’s perdeu uma posição em relação ao ano passado e passou a ocupar o 3º lugar do levantamento.
Boticário, Cacau Show e McDonald’s (MCDC34) estão entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades, de acordo com ranking divulgado nesta quarta-feira (16) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esta é a sexta edição do levantamento que aponta predomínio das marcas de alimentação entre as Top 10, com quatro redes no total.
A rede de cosméticos Boticário, assim como na edição de 2021, se manteve em primeiro lugar no ranking, com um total de 3.652 unidades em 2021 frente ao montante de 3.620 lojas contabilizadas no ano anterior, um ligeiro avanço de 0,9%.
A varejista de chocolates Cacau Show, que estava em terceiro lugar no ranking de 2021, ganhou uma posição ao aparecer na segunda colocação da edição atual. O número de unidades da marca saltou de 2.371 para 2.827, alta de 19,2%.
Na contramão, a rede de fast food McDonald’s, que no ano passado apareceu na vice-liderança, perdeu uma posição e passou a ocupar o terceiro lugar do levantamento. O número de unidades da empresa passou de 2.567 para 2.585, o que representa leve alta de 0,7%.
Estreante no ranking, a revendedora de semijoias, Gazin Semijóias, aparece em quarto lugar, com 2.083 unidades no total.
Em nota, André Friedheim, presidente da ABF, afirmou que as redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso. “De outro lado, alimentação, um dos segmentos mais tradicionais do setor, abriu espaço para outros ramos, incluindo B2B. Notamos também que muitas redes alavancaram seu crescimento com modelos alternativos de operação, principalmente home based e virtual”, explicou
O ranking inclui somente redes associadas a ABF e é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações disponibilizadas pelas próprias marcas. Abaixo, confira a lista que reúne 52 marcas já que a franqueadora de energia solar SolarPrime e a rede varejista de calçados Arezzo (ARZZ3) empataram na 46ª posição.
Veja abaixo o ranking da ABF completo:
Posição 2020 | Posição 2021 | Marca | Unidades 2021 | Unidades 2020 | Variação |
1 | 1 | O BOTICÁRIO | 3652 | 3620 | 0,9% |
3 | 2 | CACAU SHOW | 2827 | 2371 | 19,2% |
2 | 3 | MCDONALD´S | 2585 | 2567 | 0,7% |
– | 4 | GAZIN SEMIJOIAS | 2083 | – | |
– | 5 | ORTOBOM | 2078 | – | |
– | 6 | PIT STOP SKOL | 1880 | 1866 | 0,8% |
4 | 7 | SUBWAY | 1862 | 1863 | -0,1% |
5 | 8 | AM/PM | 1841 | 1804 | 2,1% |
9 | 9 | SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS | 1682 | 1325 | 26,9% |
6 | 10 | LUBRAX + | 1668 | 1665 | 0,2% |
– | 11 | PRUDENTIAL | 1646 | – | |
17 | 12 | ODONTOCOMPANY | 1631 | 997 | 63,6% |
– | 13 | KUMON | 1563 | 1585 | -1,4% |
8 | 14 | ÓTICAS CAROL | 1460 | 1394 | 4,7% |
10 | 15 | BURGER KING BRASIL | 1242 | 1302 | -4,6% |
14 | 16 | SHELL SELECT | 1197 | 1109 | 7,9% |
13 | 17 | BR MANIA | 1184 | 1132 | 4,6% |
7 | 18 | CVC BRASIL | 1165 | 1425 | -18,2% |
12 | 19 | JET OIL | 1149 | 1172 | -2,0% |
15 | 20 | ÓTICAS DINIZ | 1117 | 1107 | 0,9% |
11 | 21 | WIZARD BY PEARSON | 1102 | 1258 | -12,4% |
18 | 22 | CORREIOS | 979 | 994 | -1,5% |
16 | 23 | BOB´S | 977 | 1017 | -3,9% |
20 | 24 | CHILLI BEANS | 966 | 847 | 14,0% |
19 | 25 | HELP! LOJA DE CRÉDITO | 876 | 855 | 2,5% |
– | 26 | ACQIO | 869 | 1036 | -16,1% |
22 | 27 | FISK CENTRO DE ENSINO | 765 | 767 | -0,3% |
21 | 28 | DIA% | 750 | 778 | -3,6% |
28 | 29 | OGGI SORVETES | 745 | 554 | 34,5% |
26 | 30 | ESPAÇOLASER | 717 | 587 | 22,1% |
23 | 31 | CCAA | 710 | 725 | -2,1% |
27 | 32 | CHIQUINHO SORVETES | 665 | 566 | 17,5% |
24 | 33 | HERING STORE | 640 | 664 | -3,6% |
25 | 34 | CNA | 632 | 629 | 0,5% |
43 | 34 | ACQUAZERO | 632 | 388 | 62,9% |
31 | 35 | NUTRIMAIS | 575 | 524 | 9,7% |
37 | 36 | KNN IDIOMAS | 564 | 427 | 32,1% |
– | 37 | +ÁGIL | 554 | 154 | 259,7% |
35 | 38 | REMAX | 549 | 444 | 23,6% |
30 | 39 | LOCALIZA | 548 | 528 | 3,8% |
29 | 40 | CLUBE TURISMO | 540 | 546 | -1,1% |
147 | 41 | SPLASH (GRUPO IGUI) | 506 | 109 | 364,2% |
42 | 42 | MERCADÃO DOS ÓCULOS | 505 | 396 | 27,5% |
32 | 43 | 5ÀSEC | 501 | 468 | 7,1% |
33 | 44 | HAVAIANAS | 490 | 467 | 4,9% |
39 | 45 | KOPENHAGEN | 446 | 406 | 9,9% |
– | 46 | SOLARPRIME | 443 | 263 | 68,4% |
36 | 46 | AREZZO | 443 | 436 | 1,6% |
34 | 47 | PITICAS | 439 | 453 | -3,1% |
52 | 48 | SORRIDENTS | 420 | 310 | 35,5% |
41 | 49 | CARMEN STEFFENS | 419 | 400 | 4,8% |
44 | 50 | CASA DE BOLOS | 406 | 385 | 5,5% |
Análise do estudo
O estudo aponta ainda que o número total de unidades das Top 50 aumentou 23% em 2021, na comparação com 2020, o que foi considerada uma alta relevante pela Associação do setor, que apontou que o aumento havia sido de 5% na análise anterior (2020 em relação a 2019).
A pesquisa também revelou que o número de redes que somam mais de 1.000 unidades subiu de 16 unidades para 21 na edição de 2022 do ranking.
Faturamento do setor
A ABF também revelou que o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020, para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%. O número se aproxima ao patamar de 2019 que foi de R$ 186,755 bilhões.
No quarto trimestre de 2021, o crescimento foi de 5% ante o mesmo intervalo do ano anterior, alcançando R$ 56,663 bilhões, e 3,1% acima do mesmo período de 2019.
O balanço do franchising em 2021 indica um crescimento de 9,1% no total de unidades de franquia na comparação com 2020, e de 6,2% em relação a 2019, totalizando 170.999 operações. A mortalidade foi de 5,5%, retornando a patamares próximos ao período pré-pandemia. Quanto aos repasses, o levantamento indica que houve um ligeiro aumento, de 2,8% no ano passado ante a 2,5% em 2020.
Projeções
A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2022 um crescimento de 9% do faturamento das franqueadoras, de 2% das redes, de 5% em unidades e também de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor.
“Quando analisamos o desempenho trimestral das franquias, notamos a formação de uma curva de recuperação que esperamos que vá se manter em 2022. Nesse sentido, os aprendizados da pandemia irão auxiliar muito, principalmente nas áreas de digitalização e inovação das quais teremos mais maturidade e poderemos extrair mais valor. Além disso, os reflexos do crescimento expressivo da base instalada em 2021 devem aparecer com mais força em 2022, dado que, de forma geral, as unidades demoram alguns meses para chegar a seu desempenho pleno”, analisou André Friedheim.