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BYD busca incentivos do governo para abrir fábrica no México

Ideia da fabricante chinesa é escolher Estado para receber a planta até o fim deste ano

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A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD reduziu sua lista de locais que podem receber uma fábrica no México para três Estados e está analisando uma série de incentivos propostos por eles, disse o chefe da empresa no país.

Jorge Vallejo, diretor geral da BYD no México, afirmou à Reuters que a empresa estava analisando as últimas propostas dos estados candidatos, que ofereceram “muitos benefícios”, incluindo incentivos fiscais, fundiários, de gestão e de preços preferenciais.

“Uma fábrica não é só ter o espaço, mas a logística, todo o desenvolvimento, a infraestrutura urbana que é gerada, água, gás, tudo o que é necessário para uma fábrica automotiva”, disse. “Há muitos elementos, até logísticos, que estamos analisando junto com eles”, afirmou, acrescentando que o objetivo continua sendo identificar o local até o final do ano.

O governo federal do México, sob pressão dos Estados Unidos, está mantendo as montadoras chinesas à distância ao se recusar a oferecer incentivos como terras públicas de baixo custo ou cortes de impostos para investimentos na produção de veículos elétricos, informou a Reuters em abril, citando autoridades mexicanas.

Vallejo não nomeou os Estados que oferecem incentivos, embora a chefe da BYD nas Américas, Stella Li, tenha dito em maio que a fábrica ficará localizada no centro do país.

O estado de Nuevo León, no norte do México, é um centro automotivo e o local de uma megafábrica proposta pela Tesla. Também será o destino de uma nova fábrica da Volvo, disse o governador do estado esta semana.

LEIA MAIS: O marketing de massa da BYD para avançar também no mercado de híbridos

Já o estado central de Puebla abriga há muito tempo a produção da Volkswagen, enquanto a BMW fabrica veículos elétricos na vizinha San Luis Potosí.

Vallejo, falando após a revelação do SUV híbrido plug-in Song Pro da BYD no México, disse que a empresa ainda não havia identificado quais modelos seriam produzidos na fábrica mexicana.

A planta produzirá 150 mil unidades em seu primeiro estágio e mais 150 mil unidades em seu segundo estágio, antes de eventualmente fabricar entre 400 mil e 500 mil unidades em mais alguns anos, disse Vallejo.

A fábrica atenderá o mercado mexicano, reiterou. A empresa disse anteriormente que não estava de olho em uma entrada no mercado dos EUA.

Os executivos da BYD esperavam se reunir com a equipe da presidente eleita mexicana Claudia Sheinbaum e o Ministério da Economia nos “próximos dias”, para compartilhar planos para a fábrica, disse Vallejo.

A empresa “apresentaria especificamente o esquema de fabricação e marketing, e também mostraria o que a BYD pode desenvolver em nível nacional”, acrescentou.

Separadamente, a montadora franco-italiana Stellantis iniciou a produção de veículos elétricos em sua fábrica no Estado do México na terça-feira, de acordo com uma publicação do Ministério da Economia do México no X.

A ministra da Economia, Raquel Buenrostro, que visitou a fábrica para o evento, pediu às empresas globais “que continuem trabalhando juntas e fortalecendo as cadeias de suprimentos”, disse o ministério.

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