O consórcio, chamado Atlantic Connect Group, inclui Tavares e três parceiros e ofereceu 17 milhões de euros (US$ 19,7 milhões) por uma participação de 85%, disse ele por telefone. A oferta cobre rotas internacionais e voos para o continente português, mas exclui os serviços entre as ilhas dos Açores. Representantes da Azores Airlines não estavam imediatamente disponíveis por telefone.
“Nosso plano é garantir que a companhia aérea se torne sustentável”, disse Tavares, que construiu sua reputação recuperando montadoras como a Nissan Motor e a PSA Group, e depois supervisionou a fusão que criou a Stellantis. “Precisamos mudar o modelo de negócios para tornar a companhia sustentável. Isso significa mudar a forma como geramos receita e a estrutura de custos.”
A venda ocorre enquanto o governo regional dos Açores enfrenta um prazo da União Europeia para se desfazer do Grupo SATA, que inclui a Azores Airlines, até o fim do ano, após um resgate de 453 milhões de euros em 2022, quando as viagens aéreas foram interrompidas pela pandemia. O governo central português também está vendendo uma participação minoritária na companhia aérea TAP SA.
Tavares, que se mudou para uma fazenda em seu país natal após deixar a Stellantis no fim de 2024, disse que pretende se tornar presidente do conselho da Azores Airlines caso sua oferta seja aceita.
“Minha intenção é me limitar à presidência do conselho e trazer um CEO de aviação para comandar as operações da empresa”, afirmou.
O tamanho e a posição geográfica da Azores Airlines oferecem uma vantagem competitiva, desde que reformas trabalhistas e operacionais possam ser implementadas, disse Tavares. A oferta vem após a Ryanair Holdings Plc anunciar que pretende encerrar todos os voos para o arquipélago dos Açores em março devido às altas taxas aeroportuárias.
“A companhia é relativamente pequena, e podemos recuperá-la com o apoio dos funcionários”, disse Tavares, que tem investido em setores que vão da agricultura à hotelaria em Portugal desde que deixou a Stellantis. “Nossa oferta foi feita com o apoio dos sindicatos.”
A Azores Airlines, que emprega cerca de 800 pessoas, registrou um prejuízo líquido de 71,2 milhões de euros em 2024, mais que o dobro da perda de 26,1 milhões de euros em 2023, segundo o site da empresa. A dívida líquida subiu para 422 milhões de euros, ante 378 milhões de euros um ano antes.
A companhia oferece ligações aéreas entre os Açores, a Europa continental e a América do Norte. Se a proposta do Atlantic Connect Group for aceita por um júri, o processo avançará para a fase de oferta vinculativa, com a transação prevista para ser concluída no segundo semestre de 2026, afirmou Tavares.