Ao demonstrar um voo tripulado de seu novo porta-aviões terrestre para um público seleto nos Emirados Árabes Unidos, a Aridge, sediada em Guangzhou, fez sua mais recente proposta para se tornar uma opção de transporte preferida pelos super-ricos do Golfo.
Saindo do porta-malas de uma robusta nave-mãe com rodas — essencialmente, um grande e futurista veículo de transporte de passageiros — a aeronave elétrica pode decolar e pousar verticalmente como um helicóptero convencional.
A novidade já tem fila de espera, e recebeu 600 pré-encomendas, incluindo do Ali & Sons Group, dos Emirados Árabes Unidos, e do Almana Group, do Catar, de acordo com a Aridge.
O carro voador da Aridge, controlado por um joystick e com modo de voo automatizado, custará US$ 270.000 no mercado chinês. O preço para os Emirados Árabes Unidos ainda não foi anunciado.
“Ele foi projetado para ser acessível e pode ser pilotado por pessoas comuns, por qualquer pessoa — não é preciso ser um piloto profissional”, disse Michael Chao Du, diretor financeiro e vice-presidente da Aridge, em entrevista.
A Aridge, uma unidade da XPENG Motors, que mudou sua marca de XPENG AEROHT, faz parte de uma tendência crescente nos Emirados Árabes Unidos, um país rico em energia e famoso por seus arranha-céus e ostentação de tecnologia e riqueza. A empresa sofreu um revés no mês passado, quando uma de suas aeronaves pegou fogo em um show aéreo chinês.
Avanços na tecnologia de baterias levaram dezenas de empresas de táxi aéreo a voar ao redor do mundo. Mas, com bilhões de dólares já gastos em pesquisa e fabricação, não está claro se o setor tem um futuro viável além dos super-ricos.
Mesmo algumas das startups mais conhecidas do setor têm lutado para obter financiamento e o mercado de massa para a aeronave ainda não está comprovado.
A Joby Aviation, operadora de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical com sede em Santa Cruz, também planeja introduzir um serviço de táxi aéreo em Dubai.
O primeiro voo público tripulado do porta-aviões terrestre da Aridge, em Palm Jumeirah, Dubai, ocorreu após a Aridge obter, em setembro, uma licença especial de voo para uma aeronave tripulada no exterior da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos.
A empresa precisará de outras autorizações para operar e vender após esta fase de testes.
Carro voador: futuro da mobilidade
“Carros voadores são o futuro da mobilidade”, disse Ali Al Blooshi, funcionário da autoridade de aviação civil de Dubai, no evento. “Esperamos que eles se tornem acessíveis e baratos em breve, à medida que mais empresas entrarem no mercado.”
A Aridge afirma ter iniciado a produção em massa em uma unidade chinesa com capacidade para produzir 10.000 unidades por ano. A expectativa é que as primeiras vendas ao consumidor sejam realizadas em 2027.