Newsletter

Chevron monta a maior frota de navios em quase um ano para transportar petróleo da Venezuela

A petroleira, que detém licença para exportar petróleo sujeito a sanções dos EUA, enviou 15 embarcações neste mês para escoar pelo menos 200 mil barris por dia de petróleo

Por
Publicidade

A Chevron montou sua maior frota de navios em quase um ano para transportar petróleo venezuelano, depois que os Estados Unidos passaram a exercer controle sobre o setor petrolífero do país após a captura do líder Nicolás Maduro.

A petroleira, que detém licença para exportar petróleo sujeito a sanções dos EUA, enviou 15 embarcações neste mês para escoar pelo menos 200 mil barris por dia de petróleo. O número se compara a nove navios no mês anterior e representa o maior total desde março, segundo relatórios de transporte marítimo e dados de movimentação de embarcações compilados pela Bloomberg.

A Chevron passou a retirar volumes maiores de petróleo após o desaparecimento das remessas da chamada “frota fantasma”, na esteira do compromisso dos EUA de reprimir o comércio ilícito de petróleo e da queda de Maduro no início deste ano. Os Estados Unidos também mobilizaram as tradings Trafigura Group e Vitol Group para ajudar a vender até 50 milhões de barris de petróleo.

As cargas da Chevron têm como destino exclusivamente refinarias nos EUA, incluindo Valero Energy Corp. e Phillips 66. Os volumes aumentaram à medida que a empresa, sediada em Houston, passou a retirar mais petróleo do projeto Petroboscan, uma joint venture com a estatal Petroleos de Venezuela SA. As cargas de petróleo Boscan respondem por cerca de metade de todos os embarques.

A Chevron afirmou que cumpre integralmente as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Exit mobile version