A medida equipara o setor a outros tipos de carros, bem como motocicletas, que exigem licenças.
Pequim reforçou seu controle sobre o mercado automotivo chinês este ano, depois que uma acirrada guerra de preços entre os veículos elétricos levou algumas fabricantes à beira do abismo. Isso levantou preocupações entre as autoridades sobre a saúde do setor no longo prazo.
Até agora, houve uma repressão aos descontos agressivos que são uma característica do setor há anos. Há também uma ordem para que as montadoras acelerem seus pagamentos aos fornecedores.
Carros da China
As exportações de carros elétricos na China, lideradas pela BYD, Nio e Xpeng, está no centro das tensões geopolíticas, particularmente com a União Europeia, que impôs tarifas pesadas.
Ainda assim, os embarques continuaram praticamente inalterados. Nos primeiros sete meses deste ano, as montadoras chinesas exportaram mais de US$ 19 bilhões em veículos elétricos, praticamente o mesmo valor do período no ano passado, com a Europa sendo o principal mercado.
A BYD contratou quatro novos executivos na Alemanha nesta semana para impulsionar as vendas na região.
Ainda não está claro como a decisão de Pequim impactará os negócios das montadoras de todo o mundo.
Tesla, Volkswagen e BMW exportam modelos elétricos de suas fábricas na China, aproveitando os baixos custos de fabricação do país e sua cadeia de suprimentos de veículos elétricos bem estabelecida.
A BMW, que está produzindo modelos elétricos Mini Cooper e Aceman na China para a Europa em parceira com a Great Wall Motor, informou que, como fabricante estrangeira, sempre precisou solicitar licenças de exportação. Agora, a montadora precisará solicitá-las novamente no próximo ano. A empresa acrescentou que não espera restrições aos seus negócios no país.
A fábrica da Tesla em Xangai produz o sedã Model 3 e o utilitário esportivo Model Y, vendidos localmente e no exterior. As remessas da fábrica diminuíram em sete dos primeiros oito meses de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.
Já a Volkswagen anunciou no início deste ano planos para expandir as exportações da China para outros mercados asiáticos, além de América do Sul e Oriente Médio. A empresa já envia o SUV elétrico Cupra Tavascan, montado localmente, para a Europa.