Negócios
Cosan e Rumo anunciam mudanças de executivos de RI e estratégia
Marcelo Martins, atual diretor e vice-presidente financeiro de RI da Cosan, assumirá a posição de vice-presidente de estratégia do conglomerado, enquanto Ricardo Lewin, da Rumo, assumirá sua função.
A Cosan (CSAN3), controladora das empresas Raízen, Compass e Rumo, informou que a partir de 02 de janeiro de 2022, Marcelo Eduardo Martins, atual diretor e vice-presidente financeiro de relações com investidores da empresa, assumirá a posição de vice-presidente de estratégia do conglomerado.
Com a mudança, a função de RI será ocupada por Ricardo Lewin, que hoje é diretor financeiro da área de RI da Rumo, outra empresa do grupo, onde ficará até o dia 1º de janeiro de 2022.
A Rumo, por sua vez, informou que Rafael Bergman, atual diretor financeiro e de relações com investidores da Compass, assumirá o cargo de vice-presidente de RI, já a partir de 2 de janeiro de 2022.
Em nota, a Rumo informou que Bergman é graduado em Economia pela PUC-RJ e mestre em finanças pela London Business School. O executivo ingressou na Shell, em 1999, e ocupou posições em finanças e M&A no Brasil, Inglaterra e Holanda.
Em 2011, participou da formação da Raízen, onde atuou como diretor de tesouraria, controladoria e planejamento financeiro. Em 2016 se juntou a diretoria da Comgás. Em 2020, participou do lançamento da Compass Gas & Energia.
Já Lewin foi diretor de fusões e aquisições na Cosan por nove anos. Antes de entrar no grupo, trabalhou na Votorantim Cimentos, no Banco BBV e no Banco Itaú. Ricardo Lewin é bacharel em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui mestrado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.