Newsletter

Cosan levanta R$ 4 bilhões com Bradesco BBI e BTG em reestruturação da Compass

Transação com Bradesco BBI e BTG reestrutura participação na Compass, reduz custo financeiro e reforça a estratégia de otimização de passivos

Publicidade

A Cosan anunciou uma operação de R$ 4 bilhões para renegociar a estrutura financeira ligada à Compass Gás e Energia e reforça a estratégia de otimização de passivos após a recente capitalização. As informações foram divulgadas em fato relevante na noite de quarta-feira (30).

Na transação, o Bradesco BBI e o BTG Pactual adquiriram, em partes iguais, ações preferenciais da Cosan Dez Participações, veículo que concentra a participação da Cosan na Compass. O investimento equivale a cerca de 23% do capital social total da Cosan Dez, considerando o valor do patrimônio da empresa (equity value), e confere aos dois bancos, em conjunto, direitos políticos correspondentes a 9,98% do capital votante.

Renegociação entre Cosan e Bradesco BBI

A operação substitui e renegocia condições financeiras de uma estrutura firmada em 2022 entre a Cosan e o Bradesco BBI. Na época, o Bradesco BBI fez um aporte na Compass, envolvendo a subscrição de ações preferenciais. A operação fazia parte da estrutura de financiamento da aquisição de participação minoritária da Cosan na Vale.

Agora, como parte do acordo, a companhia concedeu aos investidores um direito de venda (put option) sobre as ações da Cosan Dez, que poderá ser exercido de forma escalonada a partir do quinto, sexto e sétimo aniversários da operação, o que permitiu reduzir o custo financeiro associado à transação anterior.

Segundo a Cosan, o movimento está alinhado à sua estratégia contínua de gestão de passivos e fortalecimento da estrutura de capital, sem alteração do controle dos ativos estratégicos. Com a conclusão da operação, a companhia atualiza a estrutura societária da Cosan Dez e da Compass, mantendo o foco em eficiência financeira e flexibilidade de longo prazo.

Exit mobile version