O 77X, nomeado em referência ao número da camisa de Dončić, venderá experiências, produtos e itens colecionáveis, de acordo com um comunicado. Os termos financeiros da parceria não foram divulgados.
Vários atletas já vendem produtos e conteúdos por meio de seus próprios sites e aplicativos. Tom Brady oferece treinos e planos de nutrição pelo TB12, e Lionel Messi está lançando um app de assinatura com entrevistas e vídeos. A estrela da NBA Jimmy Butler usa a Shopify para vender sua marca de café.
Embora poucos atletas de grande destaque tenham usado a Shopify para vender seus próprios produtos, a plataforma de comércio ainda não teve um atleta oferecendo mais de um produto ou serviço, segundo um representante da Shopify.
Um dos principais jogadores da liga, Dončić liderou a votação de fãs para o All-Star da NBA e deve ser capitão do Team World no próximo jogo All-Star, que terá um novo formato confrontando o Team World contra o Team USA.
Lara Beth Seager, Chief Business and Brand Officer de Luka Dončić, atuará como CEO do 77X.
“O fandom mudou, mas o modelo de negócios dos atletas não”, disse Seager em entrevista. “A Geração Z e a Geração Alpha não querem apenas assistir mais, eles querem participar e influenciar, e a indústria do esporte ainda não se adaptou a isso.”
O 77X será gratuito para os fãs se inscreverem, oferecendo opções como conteúdo em vídeo e a possibilidade de interagir com Dončić em decisões como novas cores para seu tênis assinatura da Jordan.
O jogador de 26 anos também envolverá os fãs por meio de eventos presenciais e pop-ups, com o primeiro agendado para o All-Star Weekend em Los Angeles. As receitas do 77X serão geradas por uma combinação de vendas de produtos, colaborações criativas e parcerias de marcas.
