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Demanda fraca pode encerrar linha de produção de picape elétrica da Ford

Apesar do crescimento das vendas, resultado ficou aquém das expectativas

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Picape elétrica da Ford, F-150 Lightning durante evento DC Armory, em março de 2024. Foto: Kent Nishimura/Bloomberg

A Ford planeja fechar a fábrica de Michigan que produz sua picape plug-in F-150 Lightning, veículo elétrico de assinatura da sua linha, até o final do ano. A razão é a diminuição da demanda por veículos elétricos.

A decisão é o mais recente golpe contra o modelo de carro que foi uma peça central da estratégia de veículos elétricos da Ford e que o CEO Jim Farley disse que seria “um teste para a adoção dos automóveis elétricos”. A montadora iniciará um desligamento de sete semanas em meados de novembro da fábrica de Dearborn, visitada pelo presidente Joe Biden em 2021, que dirigiu um Lightning e declarou “esse troço é rápido”.

“Continuamos a ajustar a produção para obter uma combinação ideal de crescimento de vendas e lucratividade”, disse a Ford na quinta-feira (31) em um comunicado.

Embora as vendas do Lightning tenham aumentado este ano, elas estão muito aquém das expectativas ambiciosas da Ford, já que muitos compradores de carros convencionais evitam os veículos elétricos devido aos altos preços e a uma infraestrutura de carregamento irregular. A Ford começou o ano cortando a produção do Lightning pela metade e reduzindo a fábrica a um turno de trabalhadores, enquanto aumentava a produção de veículos movidos a gasolina, como o utilitário esportivo Bronco.

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A Ford interrompeu o envio de Lightnings em fevereiro devido a um problema de qualidade não especificado. Em seguida, decidiu cortar o preço da picape elétrica a fim de estimular as vendas.

Farley falou sobre a “lenta aceitação de EVs” durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre da Ford com analistas em 28 de outubro e previu que a Ford perderia US$ 5 bilhões este ano com seus modelos movidos a bateria. As ações da Ford caíram quando a empresa reduziu sua orientação de lucro e disse que continua a enfrentar altos custos de garantia para reparar problemas de qualidade em seus modelos.

Picape elétrica da Ford, F-150 Lightning. Foto: Kent Nishimura/Bloomberg

A montadora está se esforçando para desenvolver uma nova linha de veículos elétricos compactos com preços abaixo de US$ 30.000 e, em agosto, cancelou os planos de lançar um SUV elétrico de três fileiras. A Ford disse que lançará uma pequena picape elétrica em 2027, que está sendo projetada por uma equipe de prototipistas na Califórnia, liderada por um ex-executivo da Tesla.

“Já estamos em nossa segunda geração de veículos elétricos – eles serão lançados nos próximos dois anos”, disse Farley aos analistas na teleconferência de resultados. “Reduziremos as perdas a curto prazo em nossos produtos de primeira geração e nos prepararemos para ser um concorrente global a longo prazo.”

A produção do Lightning está programada para ser retomada em 6 de janeiro, informou a Ford. A Automotive News informou anteriormente que a fábrica do Lightning estava ociosa.

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