Negócios
Elon Musk anuncia que vai renunciar ao cargo de CEO do Twitter
Bilionário disse em post que vai deixar empresa após achar “alguém tolo” para aceitar o cargo após pesquisa com usuários pedir sua saída.
Elon Musk confirmou que deixará o cargo de diretor executivo do Twitter (TWTR34) depois de encontrar um sucessor, embora planeje manter o controle sobre as equipes de engenharia da empresa. O bilionário fez o comunicado em um post da própria rede social.
“Vou renunciar ao cargo de CEO assim que encontrar alguém tolo o suficiente para aceitar o cargo! Depois disso, apenas executarei as equipes de software e servidores”
Desde que assumiu em outubro, Musk supervisionou as demissões ou saídas de cerca de 5.000 dos 7.500 funcionários do Twitter. Ele disse que planeja enfatizar a engenharia do Twitter como proprietário, e é difícil dizer o que resta de outras operações, como jurídica e financeira após as saídas.
O executivo bilionário embarcou em uma busca por um novo CEO, de acordo com uma pessoa familiarizada com a busca, depois de perder uma enquete que ele postou no site de mídia social que perguntava se ele deveria renunciar ao cargo de chefe da empresa.
Mais de 10 milhões de votos, ou 57,5%, foram a favor da renúncia de Musk, de acordo com os resultados divulgados na manhã de segunda-feira. Musk se comprometeu a respeitar os resultados quando lançou a pesquisa, mas um dia depois ele twittou mais de uma dúzia de vezes sem abordar diretamente o resultado. A busca por um novo CEO pode ser demorada e demorar para produzir resultados, disse a pessoa, que pediu anonimato por tratar de um assunto particular.
Musk administra o Twitter quase sozinho desde que o comprou em outubro por US$ 44 bilhões. Ele disse desde o início que não planejava permanecer permanentemente como CEO e se cercou de algumas pessoas de confiança, algumas das quais sugeriram que estariam prontas para assumir o que Musk chama de tarefa ingrata. “Ninguém quer o trabalho que pode realmente manter o Twitter vivo. Não há sucessor”, tuitou Musk no início desta semana.
Musk também disse durante um Twitter Spaces hospedado na terça-feira que a plataforma estava a caminho de atingir US$ 3 bilhões em fluxo de caixa negativo, antes da recente rodada de cortes de custos severos.
Entre aqueles que permaneceram no círculo íntimo de Musk estão Jason Calacanis, um investidor e podcaster, e o ex-executivo do PayPal Holdings Inc. David Sacks. Os dois fizeram parte da sala de guerra de Musk nos dias após o fechamento do negócio e pessoas familiarizadas com a situação disseram que eles receberam contas internas e ajudaram a tomar decisões sobre quem manteria seus empregos. Ambos têm feito sugestões públicas para a estratégia de negócios do Twitter.
Calacanis manteve suas ideias para monetizar o Twitter, defendendo na terça-feira recursos como um link de “análise de enquetes”, onde as informações sobre os resultados das enquetes do Twitter seriam discriminadas por atributo do eleitor, como país e número de seguidores no Twitter. Essas percepções “vaem a pena pagar”, tuitou ele. Na segunda-feira, ele falou sobre os novos esforços de branding de negócios do Twitter .
Sacks também retweetou uma notificação sobre o Twitter Business na segunda-feira, um novo programa que permite que as empresas identifiquem suas marcas e funcionários-chave no Twitter. Sacks adicionou o logotipo da Craft Ventures, a empresa de empreendimentos que ele dirige, ao lado de seu nome. Em referência à pesquisa de Musk sobre se ele deveria permanecer como CEO do Twitter, Sacks sugeriu que outros CEOs fizessem o mesmo tipo de pesquisa.
Em um de seus primeiros tweets após o encerramento da pesquisa, Musk disse que o Twitter restringirá a votação nas principais decisões políticas aos assinantes pagantes do Twitter Blue. O serviço, que custa US$ 8 por mês, atraiu cerca de 140.000 assinantes até 15 de novembro, informou o New York Times.
Calacanis não respondeu a uma solicitação por e-mail sobre se ele e Musk haviam discutido o cargo de CEO. Uma porta-voz da Sacks se recusou a comentar.
David Faber, da CNBC, informou anteriormente sobre a busca de Musk por um novo CEO. Faber relatou que a busca de Musk está em andamento e começou antes do surgimento da pesquisa no Twitter.
A façanha dramática de Musk, perguntando ao público sobre suas capacidades de liderança, ocorreu logo depois que ele assistiu à final da Copa do Mundo no Catar, desencadeando uma onda de trending topics como “VOTE SIM” e “CEO do Twitter”.
Musk alertou que o Twitter está em risco de falência e instituiu um ambiente de trabalho “ hardcore” para os trabalhadores remanescentes após um drástico corte de pessoal. Em menos de dois meses no comando, ele assustou os anunciantes, alienou os criadores mais ardentes do Twitter e transformou o serviço de um reflexo das notícias do dia no tópico principal.
Depois de perder a votação inicial, Musk, que também é CEO da Tesla Inc., retuitou o material promocional da montadora e do serviço Blue for Business do Twitter. Ele também respondeu a um artigo sobre as críticas da rival Toyota Motor Corp. aos veículos elétricos com um simples “Uau”.
As ações da Tesla, de longe a participação mais valiosa de Musk, despencaram desde a aquisição do Twitter e os críticos argumentaram que ele está gastando muito tempo na empresa de mídia social. As ações caíram 8,1% no fechamento em Nova York.
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