Elon Musk tentou recrutar Zuckerberg para financiar a compra da OpenAI

Elon Musk trabalhou com Sam Altman para fundar a OpenAI há uma década, antes de lançar uma startup rival, a xAI

Por

Elon Musk tentou convencer Mark Zuckerberg a comprar a OpenAI neste ano, informou a startup em um documento judicial.

A direção da OpenAI informou que elon Musk apontou Zuckerberg, CEO da Meta Platforms, como uma das pessoas com quem ele havia entrado em contato para falar sobre o financiamento de um acordo para comprar a fabricante do ChatGPT.

Zuckerberg e a Meta não assinaram a carta de intenções, tampouco participaram da oferta de US$ 97,4 bilhões, informou a OpenAI no documento. O conselho da OpenAI rejeitou formalmente a oferta de Musk.

Elon Musk e seus representantes não responderam imediatamente a um pedido de comentário. A Meta se recusou a comentar. A OpenAI se recusou a comentar além do documento judicial.

Elon Musk na OpenAI

Musk trabalhou com Sam Altman para fundar a OpenAI há uma década, antes de lançar uma startup rival, a xAI. Ele está envolvido em uma disputa judicial com a OpenAI, tentando repetidamente sabotar os planos da startup de se reestruturar como uma empresa com fins lucrativos mais convencional.

O bilionário entrou com dois processos contra a OpenAI por supostamente se desviar de seus princípios fundadores e pediu a um tribunal que bloqueasse os esforços de reestruturação da empresa.

Provas de que Musk estava discretamente tentando persuadir um dos principais rivais da OpenAI a ajudá-lo a adquirir a startup podem minar as alegações legais do bilionário de que a parceria de Altman com a Microsoft traiu a missão de caridade da OpenAI.

O juiz que supervisiona a batalha judicial já determinado que “os esforços de Musk para incorporar a OpenAI à Tesla ou convertê-la em uma empresa com fins lucrativos são relevantes porque podem ser inconsistentes” com suas alegações contra Altman e a OpenAI.

A OpenAI solicitou no processo que o juiz ordenasse à Meta que entregasse a documentação relacionada a qualquer comunicação que a empresa de tecnologia teve com Musk.

A Meta instou o tribunal a negar o pedido da OpenAI, afirmando: “Os documentos da Meta não contêm nenhuma evidência de ‘coordenação’ com Musk, ou da suposta tentativa da Meta de comprar a OpenAI, ou de qualquer outra informação relevante quando a Meta não aderiu à oferta de Musk”.

“As comunicações da Meta (se houver) com entidades que aderiram à oferta têm pouca ou nenhuma relevância e, em qualquer caso, devem ser obtidas dessas entidades, e não da Meta, que não participou”, acrescentou a diretoria da empresa.

Exit mobile version