Startup de Elon Musk processa engenheiro por supostamente levar informações confidenciais para a OpenAI

Queixa ressalta a rivalidade entre a empresa de Elon Musk e a OpenAI

Por

A xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, processou um ex-engenheiro da empresa por supostamente roubar segredos comerciais relacionados ao chatbot Grok e levá-los para a rival OpenAI.

A empresa de Musk informou na queixa, apresentada no tribunal federal da Califórnia, que Xuechen Li teria roubado informações confidenciais relacionadas a “tecnologias de IA de ponta com recursos superiores aos oferecidos pelo ChatGPT” para levar para seu novo emprego na OpenAI no início deste mês.

Li, representantes da OpenAI e advogados e porta-vozes da xAI não responderam imediatamente aos pedidos de comentários realizados nesta sexta-feira. A OpenAI não é ré no processo.

A queixa ressalta a rivalidade entre a empresa de Musk e a OpenAI, além de evidenciar uma intensa competição entre as empresas de tecnologia por talentos em IA.

Musk, que é cofundador da OpenAI, processou separadamente a empresa e seu presidente-executivo, Sam Altman, por supostamente se desviar de sua missão original de beneficiar a humanidade. A OpenAI processou Musk em abril por assédio.

A xAI, de Musk, entrou com outro processo contra a OpenAI e a Apple no Texas por supostamente monopolizar o mercado de chatbots de IA em dispositivos Apple.

O novo processo diz que Li começou a trabalhar como engenheiro para a xAI no ano passado, onde ajudou a treinar e desenvolver o Grok.

A empresa disse que Li se apoderou de seus segredos comerciais em julho, pouco depois de aceitar um emprego na OpenAI e vender US$ 7 milhões em ações da xAI.

A startup de Musk informou que os segredos poderiam permitir que a OpenAI reforçasse o ChatGPT com a “IA mais inovadora e recursos imaginativos” da xAI.

O processo diz que Li admitiu ter roubado arquivos da empresa e “encoberto seus rastros” durante uma reunião em 14 de agosto, e que a empresa posteriormente encontrou mais material roubado em seus dispositivos que ele não havia revelado.

A empresa de IA de Musk pediu ao tribunal uma compensação monetária em valor não especificado por danos e uma ordem de restrição para impedir a mudança de Li para a OpenAI.

Exit mobile version