Exxon encontra gás natural no Egito — o que pode aliviar pressão por demanda na Europa

Mediterrâneo Oriental se tornou um ponto de acesso para exploração nos últimos anos, depois de várias descobertas de gás natural na costa de Israel em 2009 e 2010

Por

A Exxon Mobil descobriu gás natural ao largo da costa mediterrânica do Egito, uma descoberta que poderá ser significativa para a nação norte-africana em busca de reavivar uma produção que anda cambaleante.

A Exxon concluiu o poço exploratório Nefertari-1 no bloco North Marakia, localizado a cerca de oito quilômetros da costa norte do Egito, informou a empresa sediada no Texas em um comunicado enviado por e-mail. “Reservatórios de gás foram encontrados e continuaremos a avaliar os resultados”, disse a Exxon.

O Mediterrâneo Oriental se tornou um ponto de acesso para exploração nos últimos anos, depois de várias descobertas de gás natural na costa de Israel em 2009 e 2010. A proximidade da região com mercados ávidos por gás na Europa e no Oriente Médio ajuda a reforçar a viabilidade econômica potencial de qualquer descoberta, mas sua instabilidade política é um desafio. A Chevron Corp., a BP Plc, a Shell Plc e a Eni SpA também têm ativos e planos de exploração na área.

A Exxon anunciou sua entrada no bloco North Marakia em 2019 e vendeu uma participação de 40% para a QatarEnergy em 2022.

O poço foi perfurado com o navio de perfuração DS9 da Valaris, disse a Exxon.

Embora o Egito já tenha planejado se tornar um importante centro de energia e fornecedor para a Europa, sua produção de gás caiu para o nível mais baixo desde 2017 em junho, forçando o Cairo a aumentar as importações de gás natural liquefeito para o nível mais alto em cerca de seis anos. Uma escassez aguda de dólares fez com que as empresas estrangeiras de energia desacelerassem os investimentos após o acúmulo de atrasos devidos a elas pelo governo.

Desde então, o Estado iniciou um plano de pagamentos mensais para revigorar os investimentos e a produção, e o Egito espera voltar a exportar o combustível até o final de 2027.

A Eni SpA disse no final do ano passado que planeja operações de perfuração para aumentar a produção de gás que vinha diminuindo em seu principal campo de gás, Zohr. A BP espera iniciar a produção de dois novos poços de gás em seu campo de Raven em fevereiro, enquanto a Apache está aumentando a produção de petróleo e gás no deserto ocidental.

Exit mobile version