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Ferrari lança a F80, primeiro supercarro em uma década e que vai custar R$ 22 milhões
Apenas 799 unidades serão produzidas
A Ferrari NV revelou seu primeiro novo supercarro em mais de uma década. A F80 é um veículo de € 3,6 milhões (US$ 3,9 milhões ou R$ 22 milhões) que oferece uma releitura futurista de um design icônico dos anos 1980.
Equipado com um motor híbrido V6 de 1200 cavalos de potência, o novo modelo é um dos mais caros já lançados pelo fabricante de luxo italiano, que anunciou nesta quinta-feira que apenas 799 unidades serão produzidas. As entregas do modelo devem começar até o final do próximo ano.
Esse lançamento reflete a estratégia da Ferrari de aumentar ainda mais suas margens de lucro, que já são líderes no setor e a tornaram a montadora mais valiosa da Europa, apesar de fabricar uma fração dos carros produzidos por suas concorrentes.
Em meio a uma desaceleração mais ampla nos gastos com luxo, a demanda por supercarros de alto padrão, que custam mais de US$ 1 milhão, permanece forte. Na Itália, o preço base do F80 será de € 3,6 milhões, com os preços em outros países sendo divulgados posteriormente.
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O F80, um modelo de dois lugares com velocidade máxima de cerca de 350 km/h, é o primeiro supercarro da empresa desde o lançamento do LaFerrari em 2013. Embora o termo “supercarro” seja amplamente utilizado para se referir a esportivos de alta potência, a Ferrari reserva essa denominação para seus modelos mais exclusivos e limitados. Entre outros supercarros da Ferrari, lançados raramente, estão o GTO de 1984 e o Enzo de 2002.
Segundo a empresa, o design do F80 foi inspirado na indústria aeroespacial. “Queríamos criar algo absolutamente futurista e disruptivo, sem nos prender a ideias nostálgicas”, afirmou o diretor de design da Ferrari, Flavio Manzoni.
Ainda assim, os fãs da Ferrari reconhecerão algumas semelhanças com o lendário F40, cujo capô plano e traseira marcante fizeram sucesso nos anos 1980 e 1990, adornando as paredes dos quartos de muitos jovens apaixonados por carros.
A prévia do modelo para compradores abastados foi tão bem-sucedida que, embora os contratos ainda não tenham sido assinados, as 799 unidades já estão informalmente reservadas por potenciais clientes, informou Enrico Galliera, diretor de marketing e comercial da Ferrari, em entrevista recente. A venda completa dos modelos ao preço de € 3,6 milhões cada geraria uma receita total de € 2,88 bilhões para a Ferrari.
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O CEO Benedetto Vigna impulsionou a empresa rumo à produção de veículos eletrificados desde que assumiu o cargo em 2021. No mês passado, ele afirmou que a Ferrari está no caminho certo para lançar seu primeiro supercarro elétrico no último trimestre do próximo ano.
Vigna também se comprometeu a manter a exclusividade da linha de produtos da Ferrari, apostando em serviços de personalização para aumentar o lucro e garantindo a flexibilidade necessária para reajustar os preços no futuro.
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