Negócios
Gigante chinesa Tencent tem queda de 50% no lucro do trimestre
Empresa disse que as vendas de anúncios caíram 18% no primeiro trimestre, após uma queda de 13% no quarto.
A chinesa Tencent registrou lucro líquido de 23,4 bilhões de yuans (US$ 3,47 bilhões) no primeiro trimestre, queda de 50,9% na comparação anual, o pior desempenho desde que a companhia abriu capital. A empresa afirmou que anunciantes em setores de consumo, comércio eletrônico e viagens cortaram investimentos.
A Tencent, operadora da plataforma de mensagens WeChat e maior empresa de videogames do mundo, disse que as vendas de anúncios caíram 18% no primeiro trimestre, após uma queda de 13% no quarto.
A empresa mais valiosa da China perdeu mais da metade de seu valor de mercado desde o pico em fevereiro do ano passado, depois que Pequim lançou uma campanha de fiscalização para conter o que considerou como influência de grandes empresas de internet sobre a economia.
Pequim, que congelou novas licenças para lançamentos de jogos por 8 meses, retomou a emissão em abril, mas o último lote de permissões não incluiu games da Tencent, dona de franquias como “Honour of Kings” e “Call of Duty Mobile”. A China ainda não emitiu um novo lote de licenças de jogos este mês.
A receita de games da Tencent na China caiu 1% no primeiro trimestre, enquanto o faturamento de jogos no exterior teve um aumento de 4%. Com reguladores chineses impondo medidas draconianas para limitar o acesso de menores a videogames e restringindo recursos de monetização, a Tencent se voltou para os mercados estrangeiros em busca de crescimento.
A receita com operações de serviços financeiros desacelerou para alta de 10% no primeiro trimestre, de 47% no ano anterior.
O faturamento total foi de 135,5 bilhões de iuans (US$ 20,08 bilhões) no trimestre encerrado em março, contra 135,3 bilhões no mesmo trimestre do ano passado. Analistas, em média, esperavam receita média de 141 bilhões de iuans, segundo dados da Refinitiv.
Veja também
- Empresas americanas veem uma mola no fundo do poço, diz Bank of America
- Tesla e Alphabet desabam em Wall Street após resultados decepcionantes
- Lucro da Tesla cai à medida que Musk liga seu futuro aos robotaxis atrasados
- Lucro da Petrobras cai 38% no 1° tri em desempenho abaixo do esperado
- Cinco assuntos quentes para o Brasil na semana