Newsletter

Google atualiza o modelo Gemini 3 Deep Think para ciência e engenharia

O modelo de IA utiliza a ferramenta de busca do Google para evitar imprecisões e citações incorretas durante pesquisas

Por
Publicidade

A Alphabet, dona do Google, atualizou seu modelo de inteligência artificial Gemini Deep Think para melhorar o desempenho em pesquisas nas áreas de matemática e ciência, informou a empresa.

Após estreita colaboração com pesquisadores, o modelo especializado em raciocínio agora é capaz de ajudar cientistas a avançar do raciocínio teórico para aplicações práticas, segundo publicação em blog.

O modelo de IA utiliza a ferramenta de busca do Google para evitar imprecisões e citações incorretas durante pesquisas, de acordo com outro post. O Gemini 3 Deep Think, como é chamado, também pode auxiliar pesquisadores em química, ciência da computação e física.

O novo modelo faz parte de um esforço das principais desenvolvedoras de IA para criar ferramentas mais avançadas, capazes de lidar desde programação complexa até pesquisa científica. A Anthropic, por exemplo, lançou recentemente uma nova versão de seu modelo mais poderoso para realizar tanto pesquisas financeiras quanto serviços jurídicos, movimento que provocou uma onda de vendas no mercado de empresas tradicionais de software.

O Google também desenvolveu um agente de pesquisa matemática, chamado Aletheia, que pode conduzir pesquisas de forma autônoma ou colaborar com humanos. O novo agente também é capaz de “admitir falha ao resolver um problema”, o que aumentou a eficiência dos pesquisadores, segundo a empresa. O Google publicou alguns artigos resultantes da nova tecnologia.

“Abrangendo campos diversos — da teoria da informação e da complexidade à criptografia e ao desenho de mecanismos — os resultados demonstram como a IA está transformando fundamentalmente a pesquisa”, afirmou a companhia.

Segundo o post, o modelo está disponível no aplicativo Gemini para assinantes do plano Google AI Ultra e também para pesquisadores selecionados.

Exit mobile version