Negócios
HSBC nomeia Pam Kaur como CFO, a primeira mulher a ocupar o cargo
Nova executiva-chefe financeira da holding tem passagem por diversos bancos globais
HSBC Holdings Plc, fundado por um escocês há mais de 150 anos, nomeou Pam Kaur como a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora financeira (CFO) em sua história.
Aos 60 anos, Kaur traz consigo uma vasta experiência de quase quatro décadas no setor bancário, com foco em auditoria, riscos e conformidade, tendo passado por diversos bancos globais. Ela ingressou no HSBC em abril de 2013 como chefe de auditoria interna, pouco após o banco admitir violações de lavagem de dinheiro e sanções, resultando em um acordo de acusação diferida com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Educada na Universidade de Punjab, na Índia, Kaur assume seu novo cargo em um momento desafiador, marcado pela queda das taxas de juros e tensões geopolíticas em mercados-chave, como China e Hong Kong. Na terça-feira, o HSBC revelou uma ampla reestruturação em diversas linhas de negócios e regiões geográficas, à medida que o recém-nomeado CEO, Georges Elhedery, implementa ambiciosas medidas de corte de custos.
Segundo a Bloomberg Intelligence, o HSBC precisará economizar cerca de US$ 2 bilhões para manter uma medida crucial de seus lucros.
“Tivemos uma forte lista de candidatos internos e externos, e Pam foi a candidata excepcional que recomendamos ao conselho”, disse Elhedery, que foi promovido de CFO a CEO, em um comunicado.
LEIA MAIS: Citi, HSBC e Barclays ampliam volta de equipe em tempo integral
Com a promoção, Kaur se torna uma das mulheres mais influentes do setor bancário na Europa. Ela era vista como uma das principais candidatas ao cargo, à frente de outros nomes como Greg Guyett, chefe de mercados e banco global, Willard McLane, chefe de estratégia e desenvolvimento corporativo, e Kavita Mahtani, CFO dos mercados da Europa e Ocidente do HSBC, segundo a Bloomberg.
Antes de ingressar no HSBC, Kaur também atuou em funções de conformidade e auditoria no Citigroup Inc. e Deutsche Bank AG. Ela faz parte do comitê executivo do grupo HSBC há mais de uma década e foi nomeada chefe de riscos de mercado e crédito em 2019.
Sua remuneração como CFO incluirá um salário-base anual de £803.000 (US$ 1,04 milhão), um subsídio fixo de £1,085 milhão e um subsídio de pensão de £80.300.
Kaur será elegível para um bônus variável, composto por um prêmio de incentivo anual de até 215% do salário-base, além de um prêmio de incentivo de longo prazo de até 320% do salário-base.
“Estamos felizes em ver cada vez mais mulheres em posições de liderança no mercado, especialmente em instituições financeiras multinacionais”, disse Melissa Fung, sócia da Deloitte LLP. “Isso também está em consonância com a política de diversidade de conselhos sugerida pelo Código de Governança Corporativa da HKEX.”
Veja também