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Iguatemi, Multiplan e Allos vão investir mais de R$ 400 milhões em shoppings no Centro-Oeste

Empresas anunciam quase simultaneamente projetos em Brasília e Campo Grande

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Fachada do shopping Iguatemi Brasília

A operadora de shopping centers Iguatemi informou nesta quarta-feira que prevê investir R$ 236 milhões na expansão do Iguatemi Brasília, conforme comunicado ao mercado.

O início das obras para a expansão de 15,5 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) está previsto para o primeiro trimestre de 2025, de acordo com a companhia, com duração estimada de 18 meses.

O projeto incluirá a adição de mais de 90 novas lojas, planejadas para receber novas marcas internacionais em uma nova ala, segundo a empresa. Ao término, o Iguatemi Brasília contará com 50,1 mil m² de ABL.

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A expansão resultará em um resultado operacional (NOI) estabilizado de R$ 39 milhões para o empreendimento, estimou a companhia.

“A expansão será a primeira fase de um projeto maior que contará com a construção de uma torre de office boutique, totalmente conectada ao shopping”, afirmou a Iguatemi.

Concorrência ampliada

A concorrente Multiplan também anunciou na terça-feira um projeto de ampliação de um centro de compras na capital federal. Trata-se da 10ª expansão do ParkShopping em Brasília. A iniciativa vai acrescentar 8.615 m² de área bruta locável (ABL) e mais de 60 novas lojas. Conforme o comunicado divulgado pela companhia, a reforma vai ampliar a integração com as torres comerciais do condomínio ParkShopping Corporate, inaugurado em 2012.

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A expansão vai custar R$ 162,6 milhões. O início das obras está marcado para janeiro de 2025. A conclusão deve ocorrer no segundo semestre de 2026. Após o término, o centro comercial vai copntar com uma área bruta locável (ABL) de 62 mil m².

O ParkShopping passou por uma revitalização em 2023, quando completou 40 anos. O fluxo atual de 11,9 milhões de visitantes por ano deve crescer, mas a Multiplan não divulgou estimativas.

Centro-Oeste na vitrine

Outra capital do Centro-Oeste vai ganhar investimentos no setor de shoppings. A Allos anunciou a expansão do Shopping Campo Grande, que foi primeiro centro de compras da capital do Mato Grosso do Sul, inaugurado em 1989.

O projeto tem como meta mais que dobrar o número de lojas, de 149 para 300 e acrescentar mais de 1 mil novas vagas de estacionamento. A ampliação vai acrescentar 12,2 mil m² em ABL.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

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