Negócios
Intel lança empresa de software de IA com apoio da DigitalBridge
a Intel desenvolveu um sistema generativo de IA que pode ler textos e imagens usando uma combinação de tecnologia de código aberto e desenvolvida internamente.
A Intel disse nesta quarta-feira que estava formando uma nova empresa independente em torno de seus esforços de software de inteligência artificial com o apoio da gestora DigitalBridge Group, focada no setor digital, e outros investidores.
Os executivos da Intel não comentaram o valor do acordo ou se a empresa manteria uma participação majoritária no novo empreendimento, apenas disseram que a companhia teria um conselho de administração independente e que a fabricante de chips permaneceria acionista.
A nova entidade, que não será negociada em bolsa e será chamada Articul8 AI (pronuncia-se em inglês “Articulate AI”), é uma consequência do trabalho em tecnologia corporativa de IA que a Intel realizou inicialmente com o Boston Consulting Group (BCG).
Usando um de seus próprios supercomputadores, a Intel desenvolveu um sistema generativo de IA que pode ler textos e imagens usando uma combinação de tecnologia de código aberto e desenvolvida internamente. A Intel então modificou esse sistema para rodar dentro dos próprios data centers do BCG para ajudar a resolver as preocupações de privacidade e segurança do BCG.
Arun Subramaniyan, que foi vice-presidente e gerente geral do data center e grupo de IA da Intel e se tornará presidente-executivo da Articul8, disse que muitos outros clientes em potencial expressaram reservas semelhantes sobre entregar seus dados a grandes empresas de computação em nuvem para trabalho de IA.
Ele também disse que os clientes em potencial estão preocupados com os custos excessivos caso milhares de seus funcionários comecem a usar os sistemas.
“Estamos realmente tentando resolver a maior lacuna na IA generativa hoje, que é que construir uma prova de conceito é fácil, mas colocar as coisas em produção e fazê-lo com segurança e de maneira sustentável é realmente o que está faltando”, afirmou Subramaniyan em uma entrevista.
A decisão da Intel de criar a Articul8 é a mais recente medida para buscar capital externo para unidades de negócios.
A fabricante de chips criou a empresa de chips automotivos Mobileye Global e planeja uma eventual oferta pública inicial de sua unidade de chip programável.
Além da DigitalBridge, que é de capital aberto e um grande investidor em data centers, outros investidores da Articul8 incluem Fin Capital, Mindset Ventures, Communitas Capital, GiantLeap Capital, GS Futures e Zain Group.
Veja também
- Intel deveria ter se concentrado em IA em vez de fazer chips, diz fundador da TSMC
- Parceiras e rivais: Apple planeja lançar chips de modem para superar Qualcomm
- Com lucros das Big Techs minguando, investidores buscam novas apostas
- Trump nomeia David Sacks como czar de criptomoedas e IA
- Amazon acelera investimentos para entrar de vez na corrida da IA