
A Invepar recebeu uma notificação da Pentágono Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, comunicando o vencimento antecipado das debêntures da 5ª emissão. O evento ocorreu devido ao descumprimento de obrigações financeiras estabelecidas em assembleia de debenturistas no dia 30 de abril de 2025.
Segundo a empresa de infraestrutura, a escritura de emissão estabelece um prazo de cinco dias úteis para o pagamento do saldo devedor das debêntures. A Invepar declara estar em tratativas com os titulares das debêntures para resolver a situação. O valor em aberto é de R$ 517.364.874,63, conforme informado pela Pentágono.
O gatilho para a eventual liquidação antecipada, segundo a Pentágono, foi o não pagamento de uma amortização extraordinária relativa a venda da participação na concessionária do VLT Carioca e aos recursos a serem distribuídos pela concessionária ViaRio.
Em março de 2025, a empresa Invepar concluiu a venda da totalidade de sua participação no VLT Carioca para a CCR, conforme anunciado anteriormente em dezembro. A transação, que incluiu a cessão de direitos creditórios, faz parte de uma estratégia mais ampla de reavaliação de investimentos e otimização de projetos de infraestrutura pela Invepar.
A Invepar é uma empresa de infraestrutura e logística que opera concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana, como o MetrôRio. O grupo é hoje controlado pelos fundos de pensão Petros (da Petrobras), Previ (do Banco do Brasil) e Funcef (da Caixa).
Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.