A reestruturação da dívida da Azul vai permitir que a companhia aérea reduza mais de US$ 2 bilhões em dívidas e capte recursos por meio de uma nova oferta de direitos de subscrição de ações e investimento da American Airlines e da United Airlines.
A Azul entrou com pedido de recuperação judicial em Nova York em maio. O plano converte grande parte da dívida pré-existente em ações e permite que a empresa capte recursos com a venda de novos papéis.
Como parte do processo de recuperação judicial, a United e a American vão investir até US$ 300 milhões em ações da Azul.
O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, afirmou que a companhia “fica numa situação muito mais leve” com a aprovação do plano pela justiça norte-americana.
“Nossa ideia era para (a Azul sair do processo) com alavancagem de três vezes, mas vamos sair com uma alavancagem de 2,5 vezes”, disse o executivo.
“Tem duas coisas que são fundamentais para nós. Primeiro, nossa dívida está baixando 60% e nossos juros ao ano estão baixando mais ou menos US$ 200 milhões ao ano. Então a dívida cai, o juro cai junto. Além disso, a nossa dívida do aluguel de aeronaves também está caindo. E está caindo 28%.”
“Eu estou voando mais ou menos a mesma frota…mas eu estou pagando US$ 300 milhões a menos ao ano com isso. Então esse é o benefício que o processo do Chapter 11 traz.”
