Negócios
Locaweb muda nome para LWSA e mira aquisições para expansão
Objetivo é integrar marcas do grupo; expectativa da empresa inclui aumento da receita média por cliente.
Buscando integrar as marcas do grupo, a Locaweb Company anunciou uma mudança de marca e agora passa a se chamar LWSA, semelhante ao ticker das ações da empresa na bolsa, LWSA3. Ao InvestNews, Rafael Colozza, diretor de marketing da empresa, disse que “era necessário uma marca para endossar todo o grupo”.
A avaliação era de que o nome anterior acabava “sendo muito associado aos produtos de Be Online e SaaS, tirando a visibilidade do ecossistema completo de soluções da companhia”, segundo Colozza. A Locaweb surgiu, com este nome, no final dos anos 90.
Agora, a ideia é difundir também outros serviços, “desde logística, meios de pagamentos, loja virtual, mídias sociais, cloud e muito mais”, diz o diretor. “Seguimos evoluindo com o foco em maior integração entre as marcas.”
Fernando Cirne, CEO da companhia, disse em nota que a expectativa é que a estratégia da empresa gere “aumento na receita média por cliente, redução na taxa de cancelamento e minimização dos custos de aquisição de clientes”, entre outros efeitos.
Pano de fundo e planos de expansão
O anúncio vem na esteira da divulgação do balanço do terceiro trimestre da empresa, que mostrou queda de quase 25% no lucro líquido ajustado, a R$ 24 milhões.
A receita operacional líquida, no entanto, teve alta perto de 9%, a mais de R$ 330 milhões – número em linha com o esperado por analistas da Ativa, que consideraram o balanço, de forma geral, fraco.
“No curto prazo, enxergamos a Locaweb ainda pressionada, muito influenciada pelo varejo doméstico e pela recuperação do segmento de serviços”
Ativa investimentos, em relatório
Especialistas do Itaú BBA também apontaram fraqueza nos números apresentados. “Com a nossa baixa visibilidade sobre a rentabilidade da empresa e o seu fraco crescimento – há agora mais do que uma empresa de software no nosso universo de cobertura a crescer mais rapidamente do que a LWSA – é difícil ser otimista”, avaliaram também em relatório.
Mas, a despeito das avaliações sobre os últimos resultados, para o futuro, a companhia adianta que mira novas aquisições para expansão.
“Em decorrência do sucesso das aquisições feitas pela companhia desde 2012, sempre consistentes com a estratégia de crescimento sustentável e que tiveram sempre os mesmos princípios de receitas recorrentes, sinergia de custos, retenção de talentos existentes, consolidação dos produtos e serviços no portfólio e viabilidade de cross-selling e up-selling, a LWSA continuará buscando oportunidades de aquisições no setor de tecnologia no Brasil que aumentem ou complementem seu atual portfólio de produtos e serviços e, principalmente, que se encaixem e acrescentem à jornada do nosso cliente”, comentou Cirne em nota.
- Descubra qual o patrimônio líquido de Bernard Arnault e sua história
Veja também