Negócios

Lucro do Fleury cai 28% no 3º tri, para R$ 95 milhões; receita sobe

A receita líquida chegou a R$ 1 bilhão, um avanço de 17,6% frente ao mesmo intervalo do ano passado.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

O Grupo Fleury (FLRY3) registrou uma queda de 28% no lucro líquido durante o terceiro trimestre de 2021, para R$ 95 milhões, ante o mesmo intervalo do ano passado. Segundo relatório de resultados, excluindo os efeitos não recorrentes, principalmente o incidente cibernético (que afetou os sistemas da empresa em junho deste ano) e a restruturação organizacional, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 103,5 milhões no período.

A receita líquida chegou a R$ 1 bilhão, um avanço de 17,6% frente ao mesmo intervalo do ano passado, resultado do crescimento de 17,3% da receita bruta e da redução das glosas e abatimentos.  

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebtida, na sigla em inglês) totalizou R$ 288,6 milhões, redução de 10,9% em comparação ao terceiro trimestre de 2020, e margem de 28%. Excluindo os efeitos não recorrentes, o Ebitda recorrente somou R$ 300,7 milhões, com  margem de  29,2%, segundo a companhia.

A empresa de medicina diagnóstica informou ainda que durante o terceiro trimestre os exames de análises clínicas tiveram expansão de 9,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Os de imagem subiram 16,8%. “Além  disso,  pela  primeira  vez  registramos  um  volume  maior  que  o  do  período  pré-pandemia, numa  expansão  de  10,6%  em  relação  ao  terceiro trimestre de 2019”, esclareceu o Fleury.

Em relação à covid-19,  foram realizados 400 mil exames no período, o equivalente a 6% da receita bruta – o menor índice desde  que a empresa começou a oferecer o serviço. “O crescimento da  receita em exames eletivos reflete a menor dependência dos exames de covid-19”, disse.

Projeção

O Fleury também informou que decidiu descontinuar e considerar concluída a estimativa de abertura de novas unidades de atendimento para o período entre os anos de 2017 e  2021  por  meio  do plano  de expansão orgânico. A empresa previa a inauguração de 73 a 90 unidades para o período.

Até o momento foram inauguradas 55 unidades do plano de  expansão das  marcas  que faziam parte do Grupo Fleury na data de divulgação da estimativa, o equivalente a 75% do ponto inferior da projeção.

“Além das 55 unidades inauguradas no plano de expansão orgânico, a companhia realizou oito aquisições de marcas de medicina diagnóstica, adicionando 112 novas unidades ao seu portfólio de marcas, sendo 44 unidades em regiões onde já possuía operação e 68 unidades em novas  regiões”, disse em nota.

Mais Vistos