A remuneração do diretor mais bem pago da equipe saltou de £26,4 milhões no ano anterior, segundo demonstram documentos registrados na Companies House, no Reino Unido. Um porta-voz da McLaren confirmou que esse diretor é Zak Brown. No total, a remuneração da alta gestão mais que dobrou, para £75,7 milhões, sendo a maior parte proveniente de pagamentos baseados em ações.
A McLaren de Brown, de 53 anos, almeja repetir o sucesso do ano passado, conquistando novamente o título por equipes, mas também quer vencer o campeonato individual com um de seus pilotos, Lando Norris ou Oscar Piastri. Atualmente, a equipe lideram a temporada.
O sucesso do ano passado ajudou a impulsionar a receita do grupo, que também possui uma equipe da IndyCar, em 23%, para £ 530,3 milhões. O lucro antes dos impostos mais que triplicou, chegando a £ 37,5 milhões.
Valor da McLaren
Isso ocorre depois que a McLaren foi avaliada em mais de £ 3 bilhões em uma venda de participação no mês passado, reforçando o otimismo dos investidores em relação ao esporte.
Os proprietários do McLaren Group — o fundo soberano do Bahrein, Mumtalakat, e a CYVN Holdings, sediada em Abu Dhabi — assumiram o controle total da equipe de corrida, comprando participações de investidores minoritários, incluindo a MSP Sports Capital.
A F1 ganhou popularidade nos últimos anos, principalmente nos EUA. Executivos, incluindo Brown, elogiaram o impacto que a série documental da Netflix, Fórmula 1: Dirigir para Viver, teve no esporte, conquistando novos fãs. O recente F1: O Filme, estrelado por Brad Pitt, deve ampliar ainda mais o apelo do esporte.
Brown, que assumiu o cargo de CEO em 2018 quando a equipe enfrentava dificuldades, é uma das figuras mais proeminentes do esporte.
Ele frequentemente brigava com Christian Horner, seu rival que comandou a Red Bull Racing até ser demitido no verão. Relatos sugerem que Horner recebeu um pagamento substancial após deixar a equipe.
O piloto australiano Piastri, da McLaren, lidera o campeonato atual, com seu companheiro de equipe britânico Norris logo atrás. O tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, começa a recuperar terreno na terceira posição após vencer as duas últimas corridas.
A McLaren não conquista o título individual desde 2008, quando Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória.