Negócios
Mesmo com juros altos, comércio espera mais vendas no Dia das Mães em 2023
Estimativa de lojistas de shoppings é de alta de 7,6% nas vendas; CNDL estima que data movimente R$ 33 bilhões.
Enquanto o comércio perde fôlego, lojistas esperam que as vendas do Dia das Mães impulsione os resultados do varejo em maio. Segundo pesquisas de entidades que representam os comerciantes, a expectativa é de que, mesmo diante do cenário de juros altos, mais consumidores decidam ir às compras na comparação com o ano passado.
Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborada pela PiniOn, mais da metade dos brasileiros (51,8%) pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. A intenção de adquirir itens para presentear as mães neste ano, portanto, subiu em relação ao mesmo período de 2022, quando 50% dos consumidores admitiram que iam às compras.
Segundo outro levantamento, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. A data deve movimentar cerca de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços, ainda de acordo com a pesquisa.
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A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos consumidores pretende gastar mais com o presente de Dia das Mães na comparação com a data de 2022:
- 28% pretendem gastar o mesmo valor de 2022
- 38% esperam gastar mais, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (44%); os produtos que querem comprar estão mais caros (40%); e vão comprar mais presentes (23%).
- 23% têm intenção de gastar menos, devido às razões: economizar dinheiro (30%), orçamento apertado (21%) e piora do cenário econômico em relação a 2022 (20%).
“O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso o varejo aguarda com muita expectativa a movimentação no comércio”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Um dos comerciantes otimistas é Willian Lehr, gestor da floricultura Flor Do Sol, em São Paulo. “Para este ano, temos uma expectativa de aumento de vendas entre 25% a 30% em relação ao ano passado. Nosso espaço iniciou o ano reformado, lindo e renovado”, afirma ele.
Entre os lojistas de shopping centers, a expectativa também é positiva para a data. A pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), feita em todo o país, aponta uma estimativa de venda 7,6% superior ao da mesma data de 2022. Com isso, os shoppings devem movimentar cerca de R$ 5,7 bilhões em vendas durante o período.
“A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo no Dia das Mães, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período”, comenta o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
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