Meta paga US$ 3,5 bilhões por participação na dona do Ray-Ban para impulsionar óculos com IA

Controladora do Facebook adquiriu pouco menos de 3% da EssilorLuxottica, fabricante do Ray-Ban

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A Meta Platforms adquiriu uma participação minoritária na maior fabricante mundial de óculos, a EssilorLuxottica, dona da marca Ray-Ban. O acordo aumenta o compromisso da Meta com a indústria de óculos inteligentes em rápido crescimento, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A Meta, controladora do Facebook, adquiriu pouco menos de 3% da EssilorLuxottica, fabricante do Ray-Ban, uma participação avaliada em cerca de € 3 bilhões (cerca de US$ 3,5 bilhões) ao preço de mercado atual, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as deliberações são privadas.

A Meta, com sede em Menlo Park, Califórnia, está considerando novos investimentos que podem aumentar a participação para cerca de 5% ao longo do tempo, acrescentaram as pessoas.

As ações da EssilorLuxottica subiram 6,9%, indo para US$ 148, seu maior aumento intradiário desde 9 de abril. Representantes da Meta e da EssilorLuxottica não quiseram comentar.

O investimento da Meta na gigante dos óculos aprofunda o relacionamento entre as duas empresas, que se uniram nos últimos anos para desenvolver óculos inteligentes com tecnologia de IA.

A Meta já vende um par de óculos Ray-Ban, lançado em 2021, com câmeras integradas e um assistente de IA. No mês passado, lançou óculos da marca Oakley separadamente com a EssilorLuxottica. O CEO da EssilorLuxottica, Francesco Milleri, afirmou no ano passado que a Meta estava interessada em adquirir uma participação na empresa, mas esse plano só se concretizou agora.

O acordo está alinhado ao compromisso do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, com a IA, que se tornou uma prioridade e uma grande despesa para a empresa. Os óculos inteligentes são uma parte fundamental desse plano.

O que a Meta ganha com o Ray-Ban

Embora a Meta historicamente tenha que entregar seus aplicativos e serviços por meio de smartphones criados por concorrentes, os óculos oferecem à empresa a chance de construir seu próprio hardware e controlar sua própria distribuição, afirmou Zuckerberg.

O acordo dá à Meta a vantagem de ter um conhecimento mais detalhado da fabricação e redes de distribuição globais, fundamentais para transformar seus óculos inteligentes em produtos de mercado de massa.

Para a EssilorLuxottica, o acordo proporciona uma presença mais profunda no mundo da tecnologia, o que seria útil se as apostas futuristas da Meta derem certo. A Meta também aposta na ideia de que um dia as pessoas trabalharão e se divertirão usando fones de ouvido ou óculos.

As ações da Warby Parker, fabricante concorrente de óculos, subiram 4,3% com a reportagem da Bloomberg.

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