Negócios
Microsoft e BlackRock montam fundo de US$ 30 bilhões para infraestrutura de IA
Veículo terá como objetivo financiar projetos de data centers e de energia para que possam “rodar” a inteligência artificial
A Microsoft e a gestora americana BlackRock vão lançar um fundo de mais de US$ 30 bilhões para investir em infraestrutura de inteligência artificial, como data centers e projetos de energia.
Os modelos de IA, especialmente aqueles usados para aprendizagem e processamento de dados em grande escala, exigem poder de processamento de dados elevado, o que leva a um maior consumo de energia.
LEIA MAIS: A vez do Brasil nos data centers: empresas colocam bilhões em campo à espera da explosão da IA
Os requisitos de computação para IA têm feito com que as empresas de tecnologia reúnam milhares de chips para atingir a quantidade necessária de poder de processamento, o que levou a um aumento na demanda por essas centrais especializadas.
O veículo de investimento, conhecido como Global AI Infrastructure Investment Partnership, tem como objetivo ajudar a melhorar as cadeias de suprimentos de IA e o fornecimento de energia, disseram BlackRock e Microsoft.
LEIA MAIS: O rival do ChatGPT: como usar o Claude AI, da Anthropic
A MGX, empresa de investimentos apoiada por Abu Dhabi, será uma parceira do fundo, enquanto a Nvidia fornecerá experiência.
A parceria mobilizará até 100 bilhões de dólares em potencial de investimento total ao incluir financiamento de dívida, disseram as empresas.
Os investimentos serão feitos principalmente nos Estados Unidos e o restante em seus países parceiros, de acordo com as empresas.
Veja também
- Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Intel perde espaço para a Nvidia também no índice Dow Jones e deixa indicador após 25 anos
- ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto