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Movida compra portuguesa Drive on Holidays por € 66 mi

Anúncio mostra como começa a ganhar corpo o plano da Simpar – dona de Movida – de entrar nos Estados Unidos e na Europa para se diversificar geograficamente e ter receitas em moedas fortes.

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A Movida (MOVI3) anunciou nesta quarta-feira (21) a compra da locadora portuguesa de veículos Drive on Holidays (DOH) por € 66 milhões, inaugurando seu plano de internacionalização.

Do valor total da operação, € 52,5 milhões serão pagos à vista, com outros € 2,5 milhões retidos para eventuais indenizações, além da assunção de € 11 milhões em dívidas. No período de 12 meses encerrado em junho passado, a DOH teve receita líquida de € 20,2 milhões, Ebitda de € 16,3 milhões e lucro líquido de € 6,7 milhões.

O anúncio mostra como começa a ganhar corpo o plano da Simpar – dona de Movida, da locadora de caminhões JSL e da Vamos, de máquinas pesadas – de entrar nos Estados Unidos e na Europa para se diversificar geograficamente e ter receitas em moedas fortes.

Segundo o presidente-executivo da Movida, Renato Franklin, a estreia em Portugal dará a oportunidade de a empresa desenvolver na Europa os modelos integrado e de escala executados no Brasil, acrescentando linhas de negócios como gestão de frotas corporativas e assinatura mensal de veículos, entre outros.

“É um mercado bastante fragmentado, sem player dominante e com penetração ainda relativamente baixa”, disse Franklin à Reuters em entrevista.

Criada em 2011, a DOH tem uma frota de 3,3 mil veículos leves distribuídos em quatro lojas, todas nas imediações de aeroportos, incluindo na capital Lisboa, além de Porto, Faro e na região dos Açores.

Embora seja um mercado muito menor – o mercado português de locação é de cerca de 90 mil veículos, enquanto no Brasil só a Movida, vice-líder de mercado, tinha 207 mil no fim de junho -, Franklin vê a operação como um primeiro passo no sentido de ter uma operação relevante na Europa.

Inicialmente, o foco será expansão orgânica, disse o executivo. A expectativa para o próximo ano é de crescimento de cerca de 30% da DOH. Mas o conglomerado segue atento a novas oportunidades de aquisições, disse ele.

De acordo com o presidente da Movida, a formação de um player de maior relevância no Velho Continente é um interesse de grandes montadoras internacionais com operações na região, na qual esse mercado ainda é bastante fragmentado.

REUTERS/Paulo Whitaker

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