Newsletter

Na Apple, chefe de hardware assume design e se aproxima de sucessão de Cook

Cook designou discretamente Ternus para gerenciar as equipes de design, ampliando seu papel para uma das funções mais críticas da empresa

Por
Publicidade

A Apple ampliou o cargo de chefe de hardware, John Ternus, para incluir supervisão de design, consolidando seu status como principal candidato a suceder o CEO Tim Cook.

Cook, que lidera a Apple desde 2011 e completou 65 anos em novembro, designou discretamente Ternus para gerenciar as equipes de design no fim do ano passado, ampliando seu papel para uma das funções mais críticas da empresa.

As responsabilidades têm grande importância na Apple. O cargo, que abrange a supervisão de design de hardware e software, sempre foi confiado a um líder sênior. Desde a era Steve Jobs, o sucesso da empresa sempre esteve ligado à aparência e à experiência de uso de seus produtos.

O cargo foi ocupado por Jony Ive, parceiro de longa data de Jobs, até sua saída em 2019. Cook supervisionou design entre 2015 e 2017, quando Ive se afastou temporariamente. Jeff Williams, antigo COO e braço direito de Cook, ocupou o cargo até sua aposentadoria no final de 2025.

Internamente, Ternus é agora chamado de “responsável executivo” de todo o design na equipe de gestão de Cook, servindo de ponte entre as equipes de design e a alta direção da Apple, representando o grupo em reuniões executivas e gerenciando seus líderes.

Mesmo com a mudança, não há sinais de que Cook vá se afastar em breve. Quando ele se aposentar, espera-se que permaneça como presidente do conselho. A Apple informou aos acionistas que Art Levinson, atual presidente, permanecerá no cargo além da reunião de fevereiro, apesar de ter agora 75 anos, idade usual de aposentadoria para diretores, indicando que a transição não deve ocorrer antes de 2027.

A mudança de Ternus foi discreta: chefes das equipes de design continuam reportando-se diretamente a Cook nos organogramas internos e divulgações públicas. Pessoas com conhecimento da mudança disseram que Cook está expondo Ternus a mais áreas da empresa.

Como vice-presidente sênior de engenharia de hardware, Ternus já trabalhava de perto com a equipe de design industrial, focada em hardware, mas não era responsável por ela nem pela equipe que desenvolve a interface de software da Apple.

A mudança é vista como reconhecimento de que Ternus pode estar mais apto ao papel de design. Cook, que subiu na empresa pelas áreas de vendas e operações, costuma manter distância das decisões de design, com envolvimento limitado desde que assumiu o cargo de CEO.

Ternus não é o árbitro final das decisões de design, feitas por consenso há anos. Craig Federighi, responsável por engenharia de software, e Greg Joswiak, chefe de marketing, também têm grande influência. Ternus já participava do processo no lado de hardware.

Supervisionar as equipes de design enquanto ainda reportam tecnicamente a Cook é uma situação incomum, segundo funcionários, mas sensível. Alterar a estrutura de reporte confirmaria Ternus como estrela em ascensão, enquanto a Apple mantém sua sucessão discreta, sem expor Cook a parecer afastado do design.

Ternus foi apontado pela Bloomberg em 2024 como favorito para suceder Cook e intensificar o planejamento sucessório. Em outubro, sua influência cresceu, tornando-o decisor-chave em roteiros de produtos, funcionalidades e estratégia — funções que vão além do escopo tradicional de um chefe de hardware.

Publicidade

Candidatos a CEO

Aos 50 anos, Ternus é o membro mais jovem da equipe executiva, com maior potencial de tempo como CEO. Ele é bem visto por Cook e pelo ex-COO Williams, sendo considerado por alguns diretores como líder capaz de moldar os dispositivos Apple para a era da inteligência artificial.

Outro candidato interno ao cargo de CEO é Sabih Khan, recém-nomeado COO, responsável pela cadeia de suprimentos, função que Cook ocupava antes de se tornar CEO.

No curto prazo, a Apple passa por uma reorganização mais ampla, com executivos seniores se aproximando da idade tradicional de aposentadoria e outros anunciando saídas. Johny Srouji, executivo responsável por chips customizados, considerou deixar a empresa, embora depois tenha afirmado que não sairia “em breve”.

Em 2025, as funções de Ternus foram ampliadas para supervisão de equipes de robótica e responsabilidade exclusiva pela engenharia de hardware do Apple Watch, após a dissolução do grupo de inteligência artificial e a aposentadoria de Williams.

A Apple também tem colocado Ternus como rosto público da empresa, conduzindo lançamentos e entrevistas de produtos recentes, muitas vezes em papel mais destacado que Cook.

A mudança marca mais uma alteração na liderança do design da Apple. Em 2024, Molly Anderson foi nomeada chefe de design industrial, Alan Dye, chefe de design de interface humana, saiu para a Meta, e muitos funcionários que trabalhavam com Ive migraram para seu estúdio LoveFrom ou startups como a OpenAI.

Exit mobile version