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OpenAI desafia hegemonia do Google com nova ferramenta de pesquisa turbinada por ChatGPT
As ações da Alphabet caíram mais de 1% nesta quinta-feira (31) após a notícia.
A OpenAI está adicionando um novo conjunto de recursos de pesquisa ao seu principal produto, o ChatGPT, aumentando o desafio da startup de inteligência artificial ao Google, da Alphabet.
As ações da Alphabet caíram mais de 1% na quinta-feira (31) após a notícia.
A opção, chamada ChatGPT Search, permitirá que os usuários do chatbot pesquisem informações oportunas da mesma forma que fariam na Web e obtenham respostas com atribuição em linha para editores de notícias e outras fontes de dado. A empresa lançou um protótipo do produto em julho, chamado SearchGPT, que era separado do aplicativo ChatGPT e estava disponível apenas para um número limitado de usuários.
Os novos recursos de pesquisa, que usam o modelo 4o da OpenAI, serão disponibilizados aos usuários pagos do ChatGPT Plus e Team na quinta-feira para dispositivos móveis e web. Os clientes corporativos e educacionais da OpenAI poderão ter acesso aos recursos nas próximas semanas e os usuários gratuitos em algum momento nos próximos meses.
Após o sucesso viral do ChatGPT no fim de 2022, as empresas de tecnologia correram para incorporar a inteligência artificial generativa em uma longa lista de serviços, incluindo a pesquisa on-line. A Microsoft e o Google, que apoiam a OpenAI, reformularam seus produtos de pesquisa para incluir mais recursos de IA de conversação.
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A Perplexity, uma startup rival de IA, está agora em negociações iniciais para levantar fundos com uma avaliação de US$ 9 bi, informou a Bloomberg anteriormente. Com o ChatGPT Search, a OpenAI está pronta para trazer uma funcionalidade de pesquisa de IA semelhante para os 250 milhões de pessoas que usam o chatbot toda semana.
“As pessoas querem respostas quando pesquisam coisas, e obter uma resposta é difícil na Internet atualmente. São necessárias várias pesquisas e é preciso passar por vários links”, disse Varun Shetty, chefe de parcerias de mídia da OpenAI, em uma entrevista à Bloomberg News. “Acreditamos que o fato de podermos perguntar de forma conversacional, com todo esse contexto relevante e fontes de alta qualidade do outro lado, torna essa experiência melhor.”
Em uma demonstração antes do lançamento, a equipe da OpenAI usou o recurso para perguntar ao ChatGPT sobre os eventos do fim de semana em São Francisco. O aplicativo mostrou uma lista resumida de atividades extraídas de sites de notícias locais. Para uma pergunta de acompanhamento sobre a procura de restaurantes, o ChatGPT mostrou um mapa com uma lista de restaurantes locais. Embora o ChatGPT tenha incluído anteriormente algumas citações em suas respostas, o novo recurso de pesquisa mostra resumos de fontes e imagens de visualização com mais destaque.
A OpenAI estabeleceu as bases para sua oferta de pesquisa por meio de um número crescente de acordos de licenciamento com editoras, incluindo News Corp. (de Rupert Murdoch), Axel Springer, revista Time e empresas de mídia europeias, como o Le Monde. As parcerias permitem que a OpenAI inclua informações mais confiáveis e atualizadas em seus produtos. A OpenAI disse que incorporou o feedback dos editores parceiros para o ChatGPT Search sobre como o chatbot decide quais artigos são mais relevantes, além de determinar o tamanho do resumo e as citações dos artigos.
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“Estamos convencidos de que a pesquisa com IA será, em um futuro próximo e para as próximas gerações, a principal maneira de acessar informações, e a parceria com a OpenAI posiciona o Le Monde na vanguarda dessa mudança”, disse Louis Dreyfus, CEO do Le Monde, em um comunicado.
A OpenAI disse que sua ferramenta não dará preferência aos editores de notícias que fizeram parceria com a empresa. Qualquer site ou editor pode optar por aparecer no ChatGPT Search, disse a empresa. A empresa também quer garantir que seu produto de busca seja útil para as pessoas que procuram informações além das notícias.
“A busca é um espaço muito amplo, e esta é nossa primeira incursão nele”, disse Shetty. “Precisaremos passar muito tempo aprimorando as experiências e nos concentrando em compras, viagens, locais – todas essas verticais que são importantes.”
Ainda assim, como acontece com todos os produtos de IA generativa, a OpenAI precisa enfrentar o risco de que sua nova ferramenta de pesquisa possa inventar respostas falsas para as perguntas. Depois que o SearchGPT foi lançado em julho, por exemplo, os repórteres observaram que uma demonstração do produto errou as datas de um festival.
Os riscos são particularmente altos para a OpenAI eseus rivais para obter informações precisas sobre as eleições nos EUA na próxima semana. A partir do dia da eleição, a OpenAI disse que os usuários do ChatGPT que perguntarem sobre os resultados das votações verão uma mensagem incentivando-os a consultar fontes de notícias como a Associated Press e a Reuters, bem como os conselhos eleitorais estaduais ou locais.
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