Negócios
Pacto Global da ONU irá ‘listar’ planeta Terra na B3
Objetivo da iniciativa é estimular que mais empresas façam parte de iniciativa da ONU para engajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.
Uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil irá transformar de forma simbólica o planeta Terra em uma “empresa de capital aberto”.
A “companhia”, chamada de TERR4, será apresentada na B3, a bolsa de valores do Brasil, no próximo dia 26, às 8h30, quando haverá um toque de companhia simbólico.
O principal objetivo da iniciativa é estimular que mais empresas façam parte do Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, por meio de dez princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
Nesse caso, investir na TERR4 significa se engajar no Pacto Global, que já conta com 1900 empresas participantes no Brasil e 18 mil no mundo.
Empresas que desejam participar da iniciativa devem se cadastrar por meio do site TERR4 ou do próprio Pacto Global.
“Precisamos investir na Terra e precisamos investir agora. É o investimento mais importante que temos a fazer, já que ela é a nossa maior empresa”, afirmou em comunicado Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
Ações TERR4
No site, será possível acompanhar o valor simbólico das ações da TERR4, em tempo real. O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo.
A cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Quando negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe.
Veja também
- BB Asset busca parcerias para alcançar R$ 2 trilhões em ativos
- Imóveis mundiais perderão 9% do seu valor por conta de tragédias climáticas
- A boiada passa, chega a conta e fica a pergunta: quem vai pagar?
- Desastres climáticos: a função social das empresas e o novo papel do investidor
- Cadeia produtiva é pilar para estabelecer círculo virtuoso da agenda ESG